Sábado, 01 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Aplicativo do governo gaúcho utiliza inteligência artificial para auxiliar empresas na gestão de negócios

Compartilhe esta notícia:

Micro e pequenas empresas gaúchas podem contar com uma ferramenta gratuita de inteligência artificial (IA) que auxilia na gestão dos negócios, sugerindo produtos, comparando preços de mercado e analisando o desempenho do estabelecimento. Trata-se do aplicativo “Minha Empresa” disponibilizado pelo governo do Estado e que, em pouco mais de dois anos, já contabiliza 112,7 mil empresas cadastradas.

O Estado é o único a disponibilizar essa ferramenta para os contribuintes. Desenvolvido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), a ferramenta tem por objetivo apoiar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios gaúchos.

“Cada vez mais vemos a conquista de espaço das micro e pequenas empresas, que movimentam a economia, geram renda e ampliam o acesso ao mercado de trabalho. Esse é o público que mais precisa de ajuda para crescer. E nós queremos fazer isso colocando a inteligência de dados a serviço desses empreendedores e empreendedoras”, explica o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

A chefe da divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld, acrescenta: “A ferramenta foi desenhada para aqueles que não têm estrutura de sistemas ou de pessoal para pensar a gestão. Essa é uma forma de impulsioná-los e de oferecer recursos para que possam se desenvolver de forma mais plena”.

A solução digital, que tem o potencial para alcançar 200 mil empreendimentos, pode ser baixada e acessada gratuitamente por meio de cadastro no portal gov.br.

“A iniciativa é muito bacana porque facilita que as empresas estruturem sua gestão com dados que vêm direto da fonte. As melhorias que vieram por aí ajudarão muito na tomada de decisões pelos administradores”, avalia o gerente de Competitividade Setorial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Augusto Martinenco, destacando que a entidade participou das discussões para a construção da ferramenta.

O “Minha Empresa” também incentiva os contribuintes a cumprirem suas obrigações, estimulando a conformidade tributária. Por meio do aplicativo é possível fazer o recadastramento obrigatório anual, receber notificações sobre débitos e parcelas vencidas e conferir avisos direcionados ao estabelecimento, como oportunidades de regularização ou alertas de exclusão do regime. Saiba mais no site fazenda.rs.gov.br.

Principais recursos

– Recomendações de produtos com inteligência artificial.

– Fluxo financeiro e relacionamento comercial.

– Facilidade no cumprimento de obrigações tributárias.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministério Público revela novos detalhes de investigação sobre desvios no Pronto Socorro de Pelotas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News