Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Home boas noticias Após três meses de queda, setor de serviços avança 0,4% em novembro no País

Compartilhe esta notícia:

O volume do setor de serviços no Brasil registrou variação de 0,4% em novembro frente a outubro do ano passado, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo interrompe uma sequência de três taxas negativas (agosto, setembro e outubro), período em que acumulou uma perda de 2,2%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dessa forma, o setor se encontra 10,8% acima do nível pré-pandemia de coronavírus (fevereiro de 2020) e 2,6% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Na comparação com novembro de 2022, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços assinalou a terceira taxa negativa consecutiva (-0,3%). No acumulado até o penúltimo mês do ano passado, o setor registrou variação de 2,7% frente a igual período de 2022. O acumulado dos últimos 12 meses perdeu dinamismo, ao passar de 3,6% em outubro para 3% em novembro de 2023, em seu resultado menos intenso desde julho de 2021 (2,9%).

Na comparação de novembro com o mês anterior, três das cinco atividades monitoradas pelo IBGE registraram alta: outros serviços (3,6%), profissionais, administrativos e complementares (1%) e serviços prestados às famílias (2,2%).

Em sentido oposto, as únicas retrações foram de transportes (-1%) e dos serviços de informação e comunicação (-0,1%),

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Diferença entre os menores e os maiores preços do material escolar é superior a 1.500% no comércio gaúcho
Brigada Militar realiza 111 mil prisões e apreende mais de 13 toneladas de drogas e 5,6 mil armas no RS em 2023
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias