Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 22 de setembro de 2025
Após o lançamento do iPhone 17 neste mês, será natural que a Apple aposente alguns de seus dispositivos, tanto porque ela precisa dar espaço para os novos aparelhos, quanto a falta de capacidade para suportar recursos atuais, como os de inteligência artificial (IA).
A Apple apresentou, no último dia 9, a linha de celulares iPhone 17. Confirmando rumores, a nova geração traz um novo modelo ultrafino, o iPhone 17 Air. Com apenas 5,6 milímetros de espessura, o smartphone substitui o iPhone Plus e traz o poderoso chipset A19 Pro, além de uma bateria que promete durar o dia todo, segundo a Apple. Os iPhones 17 Pro, por sua vez, estrearam com um novo design que inclui um “plateau” para abrigar as câmeras e uma área dedicada ao carregamento MagSafe. Outra novidade é o salto na resolução da câmera teleobjetiva, agora com 48 megapixels (MP) e zoom óptico de 8x.
Além dos novos celulares, a Apple apresentou um novo AirPods Pro 3 com design reformulado, sensor de frequência cardíaca e recurso de tradução em tempo real. A Gigante de Cupertino também atualizou a sua linha de smartwatches com os modelos Apple Watch Series 11, Apple Watch SE 3 e Apple Watch Ultra 3.
Com isso, veja abaixo uma lista dos possíveis dispositivos que podem ser aposentados pela marca.
– iPhone 15 e iPhone 15 Plus: O iPhone 15 e o 15 Plus foram lançados em 2023, e devem ser os primeiros a deixar o catálogo oficial da Apple. Isso é uma prática comum da gigante: sempre que uma nova geração chega, os modelos padrão de duas gerações anteriores são aposentados.
– iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max: Os modelos Pro da geração atual também devem sair de cena. Ao contrário do modelo padrão, que costuma receber um desconto e continuar no portfólio, a Apple geralmente tira os aparelhos da linha Pro assim que os sucessores chegam.
Ao ocupar o topo da categoria com o lançamento do iPhone 17 Pro e 17 Pro, é provável que os dois modelos deixem de ser vendidos nas lojas oficiais da Apple, embora ainda possam aparecer em estoques de outros varejistas por algum tempo.
– Apple Watches em xeque: Além dos iPhones, a Apple também renova sua linha de smartwatches todos os anos, o que leva à descontinuação dos modelos mais antigos.
– Apple Watch Series 10: o Apple Watch Series 10 foi lançado em 2024, mas já deve ser substituído pelo Series 11. Essa é uma forma que a Apple usa para manter o portfólio focado nos dispositivos mais recentes, com avanços em desempenho e novos recursos.
– Apple Watch Ultra 2: Dedicado para esportes, O Apple Watch Ultra 2 pode se aposentar apenas um ano depois do seu lançamento.
Assim como ocorreu com o modelo Ultra original, a Apple costuma substituir totalmente a versão anterior do gadget quando apresenta uma nova geração da linha Ultra.
– AirPods Pro 2: com os AirPods Pro 3, a tendência é que os AirPods Pro 2 parem de ser fabricados e deem espaço para a terceira geração dos fones da Apple. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.