Domingo, 02 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de novembro de 2025
Com o lançamento do novo iPhone 17, a Apple apresentou seu novo processador, o A19 Pro, que pela primeira vez usa aceleradores neurais de IA em sua GPU, a unidade de processamento de imagens. A combinação permite funções inéditas na hora de fazer fotos, editar vídeos e jogar.
O novo chip A19 Pro está presente no iPhone 17 Pro Max, iPhone 17 Pro e iPhone Air. Para suportar um maior volume de tarefas, a Apple trouxe ainda um novo processo de resfriamento, a chamada “câmara de vapor”, que evita o superaquecimento. Ela funciona como uma mini placa metálica dentro do aparelho, com um líquido especial em seu interior. Quando o chip esquenta, esse líquido evapora e se espalha, levando o calor para longe das partes mais sensíveis. Depois, o vapor esfria e volta a ser líquido.
Fotos com IA
O novo chip A 19Pro também trouxe mais funções para o sistema de câmeras. Ao fazer a captura de imagem, a combinação dos seis núcleos de GPU e do CPU (a central de processamento) com IA permite tratar as fotos de forma automática no momento da captura, aumentando o brilho mesmo em ambientes noturnos ou com pouca luz. O recurso também vale para o uso do zoom óptico (que é de oito vezes na versão 17 Pro e 17 Pro Max).
Os vídeos também ganharam mais recursos. Um deles é o modo “cinema”, por exemplo, que usa IA para detectar o foco automático e gerar uma profundidade mais parecidas com a realidade, sem distorções.
Aceleradores neurais
A integração inédita entre GPU e os neural accelerators (ou aceleradores neurais, que são pequenos processadores dentro do chip dedicados exclusivamente a tarefas de IA) vem ainda acompanhada do chamado “traçado de raios acelerado por hardware”, que permite efeitos visuais em tempo real como sombras realistas e reflexos dinâmicos durante a exibição de vídeos e games. Em jogos, a experiência pode ser similar ao console.
Vídeo em 8K
Agora, com mais processamento, é possível gravar, editar e exportar vídeos em 4K ou até 8K sem precisar de um computador. É possível usar aplicativos profissionais como o Final Cut Pro Mobile sem travar o aparelho.
Som 3D
Com uma taxa de atualização de até 120 hertz (quanto maior o número, mais fluida é a imagem), o novo chip também permite decodificar e renderizar som 3D em tempo real em diversos vídeos, entregando uma experiência imersiva de áudio espacial.
Recursos offline
O novo chip A 19 Pro permite ainda que aplicativos possam fazer reconhecimento de imagem, tradução ao vivo e geração de conteúdo de forma mais rápida e até offline (sem conexão). Isso acontece porque o processamento dessas tarefas — como reconhecimento facial e tradução simultânea — é feito diretamente no aparelho, sem depender da nuvem, garantindo mais velocidade e privacidade.
Associado ao novo sistema operacional, o iOS 26, o sistema reconhece ainda expressões, objetos e lugares nas imagens, que são separadas no app “Fotos”.