Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Home Política “Aqui não é o jardim de infância”, diz o presidente da Câmara após briga no plenário sobre denúncia contra Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu uma bronca nos parlamentares na noite dessa quarta-feira (19) após uma discussão acalorada entre deputados do PL e do PT sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Irritado com a desordem no plenário, Motta afirmou que não aceitará comportamentos infantis e determinou medidas para reforçar a disciplina na Casa.

“Se vocês estão confundindo esse presidente paciente como um presidente frouxo, vocês estão muito enganados. Aqui não é o jardim de infância. Não aceitarei esse comportamento!”, disse Motta.

Motta afirmou que assumirá a responsabilidade de acionar o Conselho de Ética contra parlamentares que desrespeitarem colegas. “Quem estiver aqui preocupado em agredir colega para aparecer não terá complacência desta nossa Presidência. Se não nos dermos o respeito, não será quem está fora desta Casa que nos dará”, afirmou.

Em outra decisão depois do tumulto entre os parlamentares, Hugo Motta proibiu a entrada de cartazes no Plenário. “Esta não é uma Casa de torcida, é uma Casa de parlamentares que têm o poder da fala, de propor projetos e defender suas ideias”, disse.

A sessão da Câmara dos Deputados foi suspensa quando era presidida pela deputada Delegada Katarina (PSD-SE), depois de deputados da oposição por diversas vezes interromperem com palavras de ordem a fala do líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Em seguida, diversas deputadas protestaram no Plenário e pediram respeito pelo fato de a sessão estar sendo presidida por uma mulher.

Motta destacou que, enquanto Katarina esteve à frente da sessão, sua autoridade deveria ter sido respeitada. “Aqui não existe ninguém mais nem ninguém menos que deputado, todos somos iguais perante o regimento. E o presidente está aqui para garantir a ordem, não vamos permitir a desordem”, reforçou.

O presidente da Câmara ainda anunciou que vai reforçar as regras regimentais sobre vestimenta e comportamento no plenário. “Estarei determinando ao Depol, ao secretário-geral da mesa, que não permita mais a entrada de parlamentar sem gravata, nas comissões de camiseta. Essa é uma máxima. O parlamentar que estiver fora do que o regimento rege, não permitiremos”, afirmou.

Por fim, Motta mandou um recado direto aos parlamentares envolvidos em agressões dentro da Câmara: “Vamos mandar nós mesmos para o Conselho de Ética. Não retrocederemos nisso. Se nós não nos dermos o respeito, não será quem está fora dessa Casa quem dará.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro Alexandre de Moraes rejeita pedido de prorrogação de prazo para defesa de Bolsonaro
Entorno de Bolsonaro vê chance de prisão em dezembro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada