Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Home Variedades Artistas russos assinam manifesto pedindo paz com a Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

Um grupo de 17 agentes culturais da Rússia escreveu um manifesto no qual pede o fim do conflito com a Ucrânia. Deste grupo fazem parte figuras de destaque como Vladimir Urin, diretor do Teatro Bolshoi, instituição estatal de referência da cultura russa, o violonista Vladimir Spivakov, um dos mais aclamados da atualidade, e Valery Fokin, dramaturgo e director artístico do Teatro Alexandrinsky, de São Petersburgo.

Neste breve documento de dois parágrafos, os artistas evocam os seus pais e avós que combateram na Segunda Guerra Mundial e defendem que, acima de tudo, a vida é o valor a preservar.

“Em cada um de nós vive uma memória genética da guerra. Não queremos uma nova guerra, não queremos que as pessoas morram”, escrevem. “O século XX trouxe muita dor e sofrimento à humanidade. Queremos acreditar que o século XXI se tornará um século de esperança, abertura, diálogo, um século de diálogo, de amor, de compaixão e de misericórdia. Apelamos a todos os lados do conflito que ponham um fim aos confrontos e se sentem à mesa das negociações. Apelamos à preservação do valor mais alto: a vida humana.”

Entre os signatários estão ainda personalidades ligadas ao teatro e/ou cinema, algumas delas já condecoradas pelo governo russo, como Oleg Basilashvili, Nina Usatova, Evgeny Mironov e Maria Revyakina. Foi no Facebook desta encenadora, que até ano passado dirigiu o Teatro Estatal das Nações, em Moscou, que o breve manifesto pela paz começou por ser publicado.

O fato de o director do Bolshoi ser um dos 17 signatários desta carta é particularmente significativo, já que Vladimir Urin esteve entre os artistas e diretores de teatro que em 2014 assinaram uma carta aberta apoiando a política de Putin para a Ucrânia e, em particular, para a Crimeia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Estrelas russas da música clássica são pressionadas a se afastar de Putin. Apresentações estão sendo canceladas
O Microsoft Teams pode ser usado de diversas formas, seja no ambiente corporativo ou em tarefas mais simples com outras pessoas
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde