Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Home Bruno Laux Assembleia aprova obrigatoriedade de fraldários acessíveis a pais e mães em locais de grande circulação no RS

Compartilhe esta notícia:

Paternalidade compartilhada

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira o projeto que torna obrigatória a instalação de fraldários e banheiros familiares em ambientes de grande circulação no RS. Válida para shoppings, supermercados, praças de alimentação, rodoviárias e outros locais similares, a medida tem como objetivo garantir dignidade e igualdade na hora do cuidado com as crianças, além de promover a divisão das tarefas parentais entre pais e mães. O deputado Adão Pretto Filho (PT), autor do texto, relata que, em muitos estabelecimentos, os fraldários ficam localizados apenas nos banheiros femininos, causando sobrecarga para mulheres e constrangimento para os homens. “Trocar uma fralda ou acompanhar uma criança no banheiro não deve ser tarefa exclusiva da mãe, mas um dever que precisa ser dividido. A intenção é o comprometimento e o exercício da paternidade ativa”, pontua Adão.

Secretaria da Mulher

O plenário do Parlamento gaúcho também aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o projeto do Executivo que determina a recriação da Secretaria da Mulher no RS. A pasta atuará na construção de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e de promoção da equidade de gênero, garantindo o empenho de diversos setores das áreas de saúde, segurança, educação e assistência para fortalecer a rede de proteção. A retomada do órgão surge em resposta à pressão exercida por parlamentares lideradas pela deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), diante do aumento do número de feminicídios no RS. “Quero dizer para aquelas famílias que, infelizmente, perderam as suas ‘membras’, perderam a sua mãe, aqueles filhos que perderam a sua mãe, que hoje esse parlamento se manifesta e diz que nós vamos ter uma medida efetiva”, celebrou Bruna.

Relatos da catástrofe

A Comissão Externa da Câmara sobre os danos das enchentes no RS promoverá no dia 1º de setembro, na Casa da Assembleia gaúcha na Expointer, o seminário “Unidos pela Reconstrução do RS”. O encontro reunirá entidades privadas e organizações da sociedade civil que atuaram no enfrentamento da tragédia climática de 2024, com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer a articulação com o poder público. Coordenador do colegiado, o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO) afirma que o encontro pretende dar voz a quem esteve na linha de frente da catástrofe. “Durante os períodos mais graves da emergência climática, empresas, associações, coletivos e voluntários agiram com rapidez e eficiência, salvando vidas e prestando socorro. Esses relatos precisam ser ouvidos para que possamos aprender com essas experiências práticas”, pontua o deputado.

Direitos dos idosos

A Secretaria de Desenvolvimento Social do RS iniciou nesta terça-feira as discussões para a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa no RS. Elaborada com a contribuição de diferentes setores da sociedade civil, a estratégia visa estabelecer as diretrizes que conduzirão a política pública gaúcha voltada a essa parcela da população nos próximos anos. Segundo Cátia Siqueira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, a medida será composta por ações que garantam o acompanhamento do processo de envelhecimento com “dignidade, saúde, proteção social e participação”.

Turismo gaúcho

O RS se tornou o primeiro Estado a assinar uma carta de intenções com a Embratur no âmbito do Plano Brasis, destinado ao reposicionamento e fortalecimento do turismo brasileiro no cenário internacional. O acordo, firmado nesta terça-feira, em Brasília, visa combinar a expertise da Embratur em promoção internacional com o conhecimento da agência Invest RS sobre potencialidades gaúchas, ampliando a atração de visitantes estrangeiros e investimentos em áreas como hotelaria, aviação e eventos no RS. Dados da Embratur apontam crescimento de 93,9% na entrada de turistas internacionais no Estado entre janeiro e julho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Toda a nudez do rei
Lemos afirma que Banrisul “quer ser indutor da nova economia, e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada