Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Home Ciência Astronauta italiana se torna a primeira mulher europeia a fazer uma caminhada espacial

Compartilhe esta notícia:

A italiana Samantha Cristoforetti se tornou a primeira astronauta europeia a sair ao espaço da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo um vídeo enviado pela Nasa.

Sua missão com o russo Oleg Artemiev, a cerca de 400 quilômetros da superfície da Terra, terminou na noite desta quinta (21). A astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) e seu colega da agência espacial russa, Roscosmos, retornaram à Estação Espacial Internacional e a escotilha foi fechada.

Os dois trabalharam por quase sete horas fora do segmento russo da Estação Espacial, antes do centro de controle em Moscou decidir interromper antecipadamente a atividade extraveicular por motivos de segurança ligados à autonomia das baterias que alimentam os sistemas de sustentação dos trajes dos astronautas.

Com isso, “foi decidido, portanto, renunciar a última das operações programadas para garantir aos dois protagonistas da atividade extraveicular o tempo necessário para retornar com segurança à Estação Espacial”.

Os dois astronautas colocaram manualmente em órbita 10 minissatélites e prepararam a estrutura destinada a alojar permanentemente o braço robótico europeu (Era) no módulo Nauka – este é o terceiro braço robótico instalado até agora na Estação Espacial, depois dos canadenses e japoneses, e o primeiro montado no segmento russo.

A italiana e o russo também substituíram uma janela de proteção em uma unidade de iluminação da câmera na extremidade do braço robótico europeu. Mas nesse ponto da atividade o centro de controle preferiu interromper a iniciativa por motivos de segurança, suspendendo a última tarefa agendada.

Cristoforetti e Artemyev deveriam instalar um braço telescópico do módulo Zarya à câmara de ar de Poisk para facilitar o movimento dos membros da tripulação em futuras caminhadas espaciais. Esta operação terá, portanto, de ser realizada numa próxima caminhada espacial.

“Mais uma vez Samantha é uma precursora. Obrigado pelo seu papel em mostrar a todos, mulheres e homens, o que é determinação e empenho na concretização de um objetivo”, disse à ANSA o astronauta Luca Parmitano que, como Cristoforetti, faz parte da ESA.

Engenheira e piloto de caça de 45 anos, Samantha viajou ao espaço duas vezes. Ela chegou à ISS em 27 de abril e detém o recorde de maior duração no espaço em uma missão para uma mulher, com um total de 199 dias em órbita, entre 2014 e 2015.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Séries sobre crimes reais: novas produções que recontam assassinatos e mistérios macabros viram febre
Tom Cruise é ator mais bem pago de Hollywood após “Top Gun: Maverick”; veja a lista
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde