Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026

Home em foco Ataque de Donald Trump à Venezuela é ilegal e imprudente, diz editorial do New York Times

Compartilhe esta notícia:

Um dos principais jornais dos Estados Unidos, o The New York Times publicou um editorial intitulado “Ataque de Trump à Venezuela é ilegal e imprudente”, horas após a ação das Forças dos Estados Unidos que terminaram, nesse sábado (3) com a captura do presidente Nicolás Maduro.

Na abertura, o artigo cita que Donald Trump já havia “havia utilizado […] um porta-aviões, pelo menos sete outros navios de guerra, dezenas de aeronaves e 15 mil soldados americanos para ataques ilegais contra pequenas embarcações que, segundo ele, transportavam drogas”.

Em seguida, crítica o líder venezuelano: “Poucas pessoas sentirão qualquer simpatia pelo Sr. Maduro. Ele é antidemocrático e repressivo, e desestabilizou o Hemisfério Ocidental nos últimos anos. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou recentemente um relatório detalhando mais de uma década de assassinatos, tortura, violência sexual e detenções arbitrárias por seus capangas contra opositores políticos. Ele [Maduro] fraudou a eleição presidencial da Venezuela em 2024. Ele alimentou a instabilidade econômica e política em toda a região, instigando um êxodo de quase 8 milhões de migrantes”.

Outro trecho menciona: “Ele [Trump] está empurrando nosso país para uma crise internacional sem razões válidas. Se o Sr. Trump quiser argumentar o contrário, a Constituição [americana] define o que ele deve fazer: recorrer ao Congresso. Sem a aprovação do Congresso, suas ações violam a lei dos EUA”.

Em seguida afirma que um debate no Congresso sobre a ação na Venezuela “exporia a fragilidade da justificativa de Trump. Seu governo tem justificado os ataques às pequenas embarcações alegando que elas representam uma ameaça imediata aos Estados Unidos. Mas uma ampla gama de especialistas jurídicos e militares rejeita essa alegação, e o senso comum também a refuta. Uma tentativa de contrabandear drogas para os Estados Unidos —se, de fato, todas as embarcações estivessem fazendo isso— não é uma tentativa de derrubar o governo nem de derrotar suas Forças Armadas”.

O editorial afirma ainda que a ação não atenderia ao interesse da segurança nacional americana. “A analogia mais próxima e relativamente encorajadora é a invasão do Panamá pelo presidente George H. W. Bush, há 36 anos neste mês, que derrubou o ditador Manuel Noriega e ajudou a colocar o país em um caminho rumo à democracia. Ainda assim, a Venezuela é diferente em aspectos importantes. O Panamá é um país muito menor e onde autoridades e tropas americanas atuaram por décadas por causa do Canal do Panamá”.

Direito internacional

O artigo cita ainda que os ataques de Trump à Venezuela violam o direito internacional. “Ao explodir as pequenas embarcações que Trump afirma estarem contrabandeando drogas, ele matou pessoas com base na mera suspeita de que cometeram um crime, sem lhes dar qualquer chance de se defender. As Convenções de Genebra de 1949 e todos os principais tratados de direitos humanos posteriores proíbem esse tipo de execução extrajudicial. A lei americana também o faz. Como escreveu nosso colega do New York Times David French, ex-advogado do Exército dos EUA: ‘O que separa a guerra do assassinato é a lei’.”

Aventureirismo 

“Mantemos a esperança de que a crise atual termine de forma menos grave do que esperamos. Tememos que o resultado do aventureirismo de Trump seja mais sofrimento para os venezuelanos, maior instabilidade regional e danos duradouros aos interesses dos Estados Unidos em todo o mundo. Sabemos que o belicismo de Trump viola a lei”, conclui o editorial.

O texto do “New York Times” é assinado pelo Conselho Editorial, descrito como “um grupo de jornalistas de opinião cujas visões são fundamentadas em conhecimento especializado, pesquisa, debate e certos valores consolidados” – trata-se de “uma entidade separada da Redação”. Com informações do g1 e Folha de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Trump diz que Estados Unidos vão governar a Venezuela interinamente e controlar petróleo
Trump afirma que foram necessários 47 segundos para capturar Maduro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana