Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Home Mundo Ataques a hospitais na Faixa de Gaza impossibilitam a saída de brasileiros da região, diz embaixador do Brasil na Palestina

Compartilhe esta notícia:

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou neste sábado (11) que ataques a hospitais na Faixa de Gaza impossibilitam a saída do grupo de 34 brasileiros e familiares da região pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

Segundo ele, o pré-requisito para a abertura da fronteira para a evacuação dos estrangeiros é a passagem de um comboio de ambulâncias com feridos, que têm prioridade na fila para cruzar a passagem.

“Não há perspectiva para deslocamento desses veículos, pois há hospitais cercados e atacados, sem possibilidade de transferência de feridos do Norte para o Sul da Faixa”, explicou o embaixador.

Autorizado a deixar a Faixa de Gaza na sexta-feira (10), o grupo foi obrigado a permanecer na região depois que a fronteira foi novamente fechada temporariamente. Assim que chegarem no território egípcio, os brasileiros farão um trajeto de 55 quilômetros por via terrestre até o aeroporto de Al-Arish.

Lá, uma aeronave da Presidência da República aguarda o grupo para repatriá-lo. A expectativa era de que o voo chegasse em Brasília neste domingo (12).

Além dos 34 brasileiros já autorizados a deixar a Faixa de Gaza, há um segundo grupo de cerca de 40 pessoas na região à espera de serem incluídas em uma próxima relação. A informação foi confirmada por integrantes do alto escalão do Itamaraty na sexta-feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula nomeia três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça
OMS diz que a situação do sistema de saúde na Faixa de Gaza está à beira do colapso
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News