Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 15 de fevereiro de 2026
Pelo menos 11 palestinos foram mortos em ataques aéreos israelenses no Norte e no Sul da Faixa de Gaza neste domingo (15), informaram autoridades palestinas. Os militares israelenses classificaram os bombardeios como uma resposta às violações do cessar-fogo pelo Hamas.
Socorristas disseram que um ataque aéreo israelense contra um acampamento de tendas que abrigava famílias deslocadas matou pelo menos quatro pessoas, enquanto autoridades de saúde afirmaram que outro ataque matou cinco em Khan Younis.
“Nas últimas horas, as Forças de Defesa de Israel iniciaram ataques em resposta à flagrante violação do acordo de cessar-fogo pelo Hamas na área de Beit Hanoun”, afirmou um oficial militar israelense, acrescentando que “terroristas emergiram de um túnel a leste da linha amarela”.
O funcionário classificou os ataques de domingo como “precisos” e em conformidade com o direito internacional e afirmou que o grupo palestino cometeu mais de seis violações do cessar-fogo de outubro de 2025, incluindo o posicionamento a leste da “Linha Amarela”, acordada no âmbito do cessar-fogo para demarcar as áreas controladas por Israel e pelo Hamas.
“Cruzar a Linha Amarela nas proximidades das tropas das Forças de Defesa de Israel, estando armado, é uma violação explícita do cessar-fogo e demonstra como o Hamas viola sistematicamente o acordo de cessar-fogo com a intenção de prejudicar as tropas das Forças de Defesa de Israel”, disse o oficial.
Israel e Hamas têm se acusado mutuamente de violar o acordo de cessar-fogo, que faz parte do plano de paz do presidente dos EUA, Donald Trump, para a região.