Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Home Porto Alegre Até segunda-feira, permanecem restritos a casos graves os atendimentos de emergência pelo SUS no Hospital da PUCRS, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL/PUCRS), em Porto Alegre, mantém restritos a casos graves – com risco iminente de óbito – os atendimentos de emergência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Deflagrada no dia 2 de janeiro para limpeza e manutenção dos dutos de ar-condicionado, a medida prossegue até esta segunda-feira (12).

Há sinalização e orientação no local para auxiliar pacientes e acompanhantes. Além disso, um plano de contingência foi definido de forma conjunta pelas secretarias municipal e estadual de Saúde para garantir a continuidade dos serviços, fundamentais na capital gaúcha e cidades vizinhas.

Durante a vigência da restrição, a rede de urgência e emergência da capital gaúcha foi mobilizada para apoiar eventuais transferências de pacientes, acolher casos encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e absorver eventuais aumentos de demanda. Cada situação é analisada individualmente.

Segundo a direção do HSL, a escolha do período de restrição levou em conta a menor demanda por atendimentos nessa época do ano. “Agradecemos a compreensão da comunidade”, acrescenta.

Pelo mesmo motivo, a instituição – localizada na avenida Ipiranga nº 6.690, bairro Jardim Botânico (Zona Leste) – limitou até o início desta semana os atendimentos de sua unidade de terapia intensiva (UTI) por meio do SUS. Casos não urgentes foram encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da rede pública.

Hospital de Clínicas

Até o dia 29, o Centro Obstétrico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) também tem seus atendimentos restritos. A limitação é igualmente causada pela limpeza do sistema de ar-condicionado.

A higienização dos dutos de ar-condicionado é um procedimento periódico e que atende a normas da Vigilância Sanitária para reduzir a circulação de partículas e micro-organismos no ambiente, contribuindo assim para maior segurança de pacientes e funcionários.

Em caso de dúvida sobre esse ou outros temas, pode ser acessado o portal hcpa.edu.br. Já no caso do Hospital da PUCRS, o site é hospitalsaolucas.pucrs.br. Outra opção é consultar a página da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – prefeitura.poa.br/sms.

HPS precisa de sangue

Com estoque de sangue em nível crítico, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre reforça o pedido de doações. O voluntário deve realizar agendamento pelo telefone/whatsapp (51) 3289-7658, mesmo canal no qual podem ser tiradas dúvidas e solicitados esclarecimentos.

Isso possibilita que o atendimento seja realizado no horário agendado, sem que a pessoa precise aguardar. O comparecimento é possível de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, no segundo andar da instituição (avenida Venâncio Aires nº 1.116, bairro Bom Fim).

Para colaborar é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter de 16 a 69 anos (menores de 18 precisam de autorização de responsável), ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, bem como não ser usuário de drogas injetáveis. Outra exigência é respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Até segunda-feira, permanecem restritos a casos graves os atendimentos de emergência pelo SUS no Hospital da PUCRS, em Porto Alegre
Porto Alegre tem a segunda maior inflação anual dentre as capitais brasileiras
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias