Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Home Porto Alegre Atendimento do 156, em Porto Alegre, recebe mais de 21 mil ligações em uma semana

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O atendimento 156, em Porto Alegre, recebeu 21,2 mil ligações, durante a semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, a maioria referente ao Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), com cerca de 43,59%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro. As informações foram divulgadas pela SMTC (Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria).

Segundo o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, locais disponíveis para a vacinação, vacinação infantil, atendimento hospitalar, formas de acesso e informações sobre testagem para Covid-19 foram também demandas significativas (23,61%). A população questionou ainda sobre horários e itinerários de transporte coletivo, apresentação de condutor, placas de sinalização e recursos de multas (18,18%).

“Ainda foram solicitadas informações a respeito de coletas de lixo, denúncias de descarte irregular, pedidos de capina e roçada (8,24%). Informações sobre guias de pagamento, IPTU e demais impostos em geral, sobre nota fiscal eletrônica e situação cadastral com a Fazenda representaram 6,38 % das demandas”, destaca Ferenci.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto, pluvial, falta de água e recolhimento de lixo depositado em local irregular.

WhatsApp

A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; tributos e iluminação pública.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 190 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a água e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; limpeza urbana e saúde/Covid-19.

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