Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 5 de janeiro de 2026
O Athletico Paranaense acertou a contratação de Kauan Basile, promessa de 13 anos das categorias de base do Santos. Considerado o “Neymar 2.0” na Vila Belmiro, o jovem atacante chega ao Furacão após romper o contrato de licenciamento de imagem com a NR Sports, empresa do pai de Neymar, na virada do ano.
No Santos desde 2022, Kauan deixou o clube após movimentação liderada pelo empresário Ricardo Guimarães, dono do banco BMG e sócio da SAF do Atlético-MG, que assumiu a gestão da carreira do atleta. Segundo informações do Uol, Guimarães desembolsou R$ 5,5 milhões na negociação.
Livre, o garoto visitou o CT do Caju no sábado (3), acompanhado dos pais, André e Tatiana, e decidiu pela mudança para o Athletico. Atlético-MG e Flamengo também estavam entre as opções. Pela transferência, o Furacão pagará a multa de R$ 2 milhões ao Santos.
Por ser menor de idade, Kauan assinará apenas um contrato de formação, com salário mensal. O vínculo profissional só poderá ser firmado a partir dos 16 anos, idade que ele completará em 21 de junho de 2028. A família se mudará para Curitiba (PR) após liberação da documentação pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O irmão, Lucas Yan, seguirá no Sub-20 santista.
Com cidadania italiana, Kauan se destacou inicialmente no futsal e chamou atenção aos 8 anos ao se tornar o atleta mais jovem do mundo a assinar contrato de patrocínio com a Nike — Neymar firmou aos 13 e Rodrygo aos 11. Hoje, já soma 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais.
No gramado, brilhou em 2023 ao marcar 25 gols em 19 jogos no Paulista Sub-11, superando recordes de Rodrygo e Endrick. O desempenho lhe rendeu o apelido de “Neymar 2.0” e maior visibilidade dentro do Santos, incluindo participação no lançamento da terceira camisa em 2024 e acordo de licenciamento de imagem.