Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2025
Responsável pelo remake de “Vale Tudo”, a autora Manuela Dias compartilhou na última segunda-feira (29) uma sequência de fotos com parte do elenco da novela, aproveitando o momento para agradecer pela parceria ao longo do ano. No entanto, a publicação chamou atenção por não incluir Taís Araújo, protagonista da trama, o que rapidamente gerou repercussão negativa nas redes sociais.
Internautas criticaram a atitude da escritora: “Só faltou mesmo a protagonista da novela na foto, o mínimo”, comentou uma usuária. “Parabéns por ter destruído um clássico da dramaturgia”, disse outra. “O livramento que a Taís Araújo ganhou”, acrescentou mais uma. “Você tentou mas deu ruim. Principalmente pelo apagamento da protagonista negra”, destacou outro comentário.
Durante a exibição da novela, Taís Araújo já havia manifestado insatisfação com os rumos dados à personagem Raquel Acioli, especialmente pelo retorno à pobreza após ascender profissionalmente no ramo culinário. Segundo informações da Folha de São Paulo, mesmo após o término da trama, a atriz teria registrado uma denúncia contra Manuela Dias no compliance da emissora carioca.
O desentendimento teria começado em agosto, quando Taís procurou a autora para discutir o desenvolvimento da protagonista. Na ocasião, argumentou que “Raquel era mais uma negra protagonista escrita para sofrer em demasia”. A atriz também relatou pressão de entidades do movimento negro das quais faz parte, que se mostraram decepcionadas com a representação da personagem.
Manuela, por sua vez, teria discordado da visão da atriz, resultando em uma forte discussão de caráter profissional. A autora ainda teria registrado uma queixa contra Taís, alegando quebra do código ético da empresa e negando incômodo com o fato de a questão racial ter sido levada ao público. Desde então, ambas não teriam mais se falado.
Em nota enviada à CNN, a comunicação da Globo reforçou o orgulho com a produção e destacou o compromisso com a diversidade: “A Globo tem muito orgulho do remake de Vale Tudo, exibido recentemente. A novela já entrou para a história da dramaturgia brasileira e é um exemplo bem-sucedido de atualização de uma grande obra do passado. ‘Vale Tudo’ reforça também o compromisso de toda a Globo com a diversidade.”