Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 13 de fevereiro de 2026
A Educação de Porto Alegre encerrou 2025 com um avanço constatado na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica de Porto Alegre, realizadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora ao longo do ano, apontam para uma melhora no desempenho da rede municipal.
“Na prática, Porto Alegre deixou de ser uma rede em que um em cada dois estudantes apresentava atraso educacional para se tornar uma rede em que essa realidade atinge menos de um em cada três alunos, um salto expressivo em apenas um ano letivo”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.
Na avaliação diagnóstica, aplicada em março de 2025 aos estudantes do 2º ao 9º ano, participaram 77,35% dos 30.442 alunos matriculados. Naquele momento, o cenário era: 51,46% dos estudantes avaliados estavam em situação de defasagem, enquanto 19,67% apresentavam aprendizagem adequada. Outros 28,87% encontravam-se no nível intermediário.
Nove meses depois, com a participação de 64,57% dos 31.011 estudantes matriculados, a avaliação somativa mostrou que o percentual de alunos em defasagem caiu para 29,42%, uma redução de 22,04 pontos percentuais, equivalente a aproximadamente 43%.
Ao mesmo tempo, o índice de aprendizagem adequada avançou mais de 60%, chegando a 31,75%. Já o nível intermediário passou de 28,87% para 38,83%. Segundo Pascoal, mesmo considerando variações de participação, comuns em avaliações educacionais de larga escala, o índice da melhora supera possíveis efeitos estatísticos e confirma uma tendência de avanço da aprendizagem na rede municipal.
Avaliação
Os níveis de aprendizagem – adequado, intermediário e defasagem – são categorias utilizadas em avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica, para diagnosticar se os estudantes estão aprendendo os conteúdos esperados para sua etapa escolar. Defasagem significa que o aluno está aproximadamente dois anos atrás do nível de onde deveria estar o aprendizado.