Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Home Economia Banco Central do Brasil vê melhora no cenário para a inflação, mas não indica quando pode baixar os juros

Compartilhe esta notícia:

O BC (Banco Central) do Brasil informou nesta terça-feira (16) que a “moderação gradual da atividade” econômica prossegue, assim como a “diminuição da inflação corrente e a redução nas expectativas de inflação”. Entretanto, não deu indicações de quando poderá começar a cortar a taxa básica de juros da economia, atualmente em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos.

A autoridade monetária informou apenas que seguirá “vigilante e, como usual, não hesitará em retomar o ciclo de alta [dos juros] se julgar apropriado”. As avaliações constam na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, ocorrida na semana passada, quando a taxa básica de juros foi mantida em 15% ao ano. Essa foi a quarta manutenção seguida da Selic nesse patamar.

A taxa básica de juros da economia é o principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias, que têm efeitos, principalmente, sobre a população mais pobre.

“As expectativas de inflação, medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes grupos de agentes, seguiram trajetória de declínio, mas permanecem acima da meta de inflação em todos os horizontes. O Comitê avalia que perseverança, firmeza e serenidade na condução da política monetária [de juros] favorecerão a continuidade desse movimento, importante para a convergência da inflação à meta com menor custo”, informou o BC.

O Banco Central acrescentou que a principal conclusão do Copom foi a de que, “em um ambiente de expectativas desancoradas, como é o caso do atual, exige-se uma restrição monetária [juro alto] maior e por mais tempo do que outrora seria apropriado”.

O BC avaliou ainda, na ata da última reunião do Copom, que a “condução cautelosa” da política de juros tem contribuído para se observar ganhos na desaceleração da inflação. Reafirmou também o “firme compromisso” com a missão de levar a inflação à meta e que o cenário atual prescreve uma política “significativamente contracionista por período bastante prolongado”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Polícia Federal prende desembargador do Rio de Janeiro responsável pelo caso TH Joias
Brasileiro morre em acidente de quadriciclo durante passeio no Caribe
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show Edição da Tarde