Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

Home Economia Banco Central reforça a necessidade de manter os juros elevados no Brasil por um período “bastante prolongado”

Compartilhe esta notícia:

Na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta terça-feira (23), o BC (Banco Central) reforçou a necessidade de manter a taxa básica de juros da economia brasileira em um patamar “significativamente” mais elevado por um período “bastante prolongado”. Na última reunião, na semana passada, o colegiado decidiu manter a Selic em 15% ao ano.

“Para assegurar a convergência da inflação à meta em um ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por um período bastante prolongado”, afirmaram os diretores do BC no documento.

A taxa básica de juros é um instrumento utilizado pelo BC para convergir a inflação para a meta, que é de 3% em 2025, com intervalo de tolerância de até 4,5%. Na avaliação do Copom, o atual cenário, marcado por incertezas, exige cautela na condução da política monetária.

“Os temas estruturalmente desafiadores, como a situação fiscal de países desenvolvidos, têm tido menor impacto na formação dos preços de mercado do que o esperado, enquanto os movimentos de curto prazo da política monetária norte-americana têm tido maior impacto”, diz o documento.

No cenário doméstico, o Banco Central afirmou que o arrefecimento de reformas estruturais e disciplina fiscal, o aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros da economia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Serviço Secreto dos EUA desmantela rede clandestina que tinha capacidade de causar apagão nas telecomunicações em Nova York
“Agressão contra a independência do Judiciário é inaceitável”, diz Lula ao defender a soberania do Brasil em discurso na ONU
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde