Sábado, 22 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de novembro de 2025
O Banco Master, a instituição brasileira falida que está no centro de um turbilhão de escândalo financeiro, causou ondas de um tipo diferente no ano passado, quando pagou um aluguel recorde pelo último espaço de escritório disponível no arranha-céu mais exclusivo de Miami (EUA).
Agora, em vez de se mudar, o diretor-executivo do Master, Daniel Vorcaro, está sob custódia após as autoridades locais afirmarem que ele estava tentando fugir do Brasil, onde o Banco Central ordenou a liquidação de sua empresa.
Se as coisas tivessem ocorrido de forma diferente, Vorcaro estaria convivendo com executivos da Citadel Securities, Microsoft Corp. e Thoma Bravo — colegas inquilinos no 830 Brickell Plaza, no distrito financeiro de Miami.
O espaço de escritório do Banco Master lá, cerca de 2.415 metros quadrados, nunca foi ocupado após ter sido alugado no ano passado, e qualquer construção que tenha sido iniciada nunca foi concluída, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
Seu nome ainda aparece nas placas do lado de fora da torre de 55 andares, embora funcionários da recepção no saguão tenham confirmado que ninguém trabalha lá e o espaço permaneceu ocioso.
Executivos do Banco Master, que saiu da obscuridade para se tornar um importante player na indústria financeira brasileira nos últimos cinco anos, são acusados de fabricar instrumentos de crédito, segundo autoridades federais. A empresa atraiu investidores de varejo pagando taxas acima do mercado em depósitos, enquanto também buscava investimentos diversificados com uma série de parceiros comerciais com vínculos com a empresa.
Vorcaro negou que estivesse tentando fugir do Brasil, dizendo que estava deixando o País para um possível negócio, e ele e sua empresa se ofereceram para cooperar com as autoridades, de acordo com um comunicado do Banco Master na última terça-feira (18). Representante do Master recusou-se a comentar sobre os escritórios em Miami, enquanto um porta-voz do edifício encaminhou as perguntas ao inquilino.
Em São Paulo, o Banco Master alugou espaço no mesmo edifício da Alphabet Inc., dona do Google, e do Banco BTG Pactual. Também estava em processo de construção de seus próprios escritórios.
Miami não foi a única cidade estrangeira onde o Banco Master considerou desembolsar aluguel recorde por imóveis de alto padrão. O mesmo ocorreu em Londres, onde o banco estava de olho em escritórios de luxo no 22 Bishopsgate no final de 2024, mas posteriormente suspendeu esse plano, segundo o Financial Times. (Com informações da Folha de S.Paulo)