Sábado, 15 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de novembro de 2025
Entre janeiro e setembro, o Banrisul obteve um lucro líquido de R$ 948 milhões, melhor desempenho da história da estatal para os nove primeiros meses do ano. O resultado representa ainda um crescimento de 50% diante do registrado em igual período do ano passado. Os destaques positivos do período foram, especialmente, o incremento da margem financeira e o aumento das receitas de prestação de serviços, aliados ao adequado controle e à gestão das despesas operacionais e administrativas.
A carteira de recursos captados e administrados, composta por depósitos, recursos em letras, dívida subordinada e fundos de investimento cresceu 10% e alcançou R$ 127,8 bilhões. Os depósitos, principal instrumento de captação, subiram R$ 7,4 bilhões no período – aumento de 8,4% – e representam 64,8% dos recursos captados. Já o patrimônio líquido alcançou R$ 10,8 bilhões no final de setembro, valor 6% superior ao registrado 12 meses antes. No mesmo período, o total em ativos atingiu R$ 158,5 bilhões, 11,6% superior a setembro de 2024.
De acordo com o presidente da instituição, Fernando Lemos, o Banrisul avança como um banco aberto, inteligente e comprometido com a construção de um futuro sustentável e inovador, com foco em eficiência operacional, inovação e excelência na experiência do cliente:
“Trabalhamos permanentemente para proporcionar produtos e serviços que combinem qualidade, confiança e tecnologia. Implementamos em 2025 um novo conceito de atendimento, voltado a pequenas e médias empresas, com foco na qualificação do relacionamento com clientes, maior agilidade nos processos e eficiência operacional. Já os espaços ‘Banrisul Empresas’ foram projetados para atender às demandas específicas”.
Atualmente, já estão em operação oito unidades do Banrisul Empresas, localizadas nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, São Leopoldo, Erechim, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves e Santa Maria. Para 2026, o projeto contemplará também Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo e Passo Fundo.
O dirigente lembra que, no terceiro trimestre do ano, foi inaugurada em Porto Alegre a agência Banrisul Corporate, direcionada exclusivamente ao atendimento de empresas de grande porte. A unidade também funciona como um “back-office” (parte das empresas que não tem relação direta com o cliente) para a carteira corporativa, ampliando a agilidade, padronização e eficiência nos processos.
Transformação digital
Lemos reforça que o compromisso do banco com a transformação digital e a experiência do usuário levou o Banrisul a reformular totalmente o aplicativo a partir de pesquisas com os próprios clientes: “O lançamento no terceiro trimestre marcou um novo capítulo na jornada digital do Banrisul. O aplicativo foi redesenhado para refletir as necessidades reais dos clientes e oferecer uma experiência de uso mais intuitiva, acessível e segura”.
Dentre as novidades, estão o destaque para as principais informações da conta, um espaço para produtos estratégicos do banco e atalhos para tarefas do dia a dia. A nova versão do extrato oferece uma experiência mais completa e integrada das informações e um acesso direto aos comprovantes de movimentações financeiras – com mais praticidade e clareza.
O menu “Finanças em Dia” categoriza despesas e permite definir orçamentos mensais, o que contribui para a redução da inadimplência, uma vez que o menu também direciona o usuário para a renegociação dos seus débitos.
A carteira de crédito alcançou R$ 64,1 bilhões em setembro de 2025, alta de 11,1% em comparação com o mesmo mês de 2024, refletindo. Esse resultado reflete, especialmente, a ampliação no saldo em crédito comercial, câmbio e financiamentos de longo prazo. O crédito comercial, a maior carteira do banco, totalizou R$ 39,3 bilhões, que corresponde a 61,3% do total de operações de crédito.
Da mesma forma, a carteira de câmbio apresentou avanço consistente, passando de R$ 1,6 bilhão em setembro de 2024 para R$ 2,4 bilhões ao final de setembro de 2025 – crescimento de 45,8%. O desempenho foi impulsionado pela expansão da atuação comercial e pelo aumento expressivo nas operações de câmbio pronto – cujo volume acumulado até setembro de 2025 atingiu R$ 13 bilhões, igualando o total registrado em todo o exercício de 2024.
Cartões de crédito e débito
O Banrisul contava com uma base de 1,4 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de setembro de 2025. No ano, foram feitas 81,2 milhões de transações, somando uma movimentação financeira de R$ 8,3 bilhões, 6,2% superior ao mesmo período no ano passado.
As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 662,2 milhões nos nove meses de 2025. O cartão Banricompras registrou no período a realização de 106,4 milhões de transações e um faturamento de R$ 11,1 bilhões.
Nesse trimestre, foi intensificada a estratégia de digitalização e fidelização de clientes, com foco em soluções inovadoras. Dentre elas, suporte completo às carteiras digitais Apple Pay e Google Pay, que permitem aos clientes utilizar seus cartões de crédito Banrisul Mastercard diretamente pelo smartphone iOS ou Android.
O Banrisul lançou, ainda, a promoção “Carteira Premiada”, com recompensas reais e atrativas, destinadas aos clientes que utilizam o cartão Banrisul Mastercard por meio das carteiras digitais. Outro avanço foram as parcerias estratégicas para concessão de descontos na compra de ingressos com cartões Banrisul Mastercard, Visa e Banricompras, para shows e espetáculos em quatro casas de eventos do Estado.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul