Terça-feira, 30 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de setembro de 2025
O Banrisul anunciou as startups escolhidas para a terceira edição do Banritech Fly, Programa de Aceleração desenvolvido pelo hub de inovação do Banrisul (Banritech), com apoio técnico do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS). Voltado a empresas em estágio de tração, escala e operação, o ciclo começa em 2 de outubro com previsão de término no dia 10 de dezembro, quando ocorre o Pitch Day.
Após a avaliação, foram selecionadas 8 startups: Hyven, Evertrack, Writeflow, 4MTI, Celero, Beeviral, LIHAI e TokenOne. As escolhidas representam seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o processo foi além da análise documental. “O Banritech Fly não é apenas uma vitrine de inovação, mas um laboratório vivo. Queremos soluções que, ao mesmo tempo, resolvam desafios internos e abram caminhos para novos negócios no setor financeiro. A escolha das startups reflete nosso compromisso de transformar ideias em impacto real”, comenta o dirigente.
A pré-seleção ocorreu entre 25 de agosto e 1º de setembro, baseada nos critérios do edital publicado em julho. Na fase seguinte, as startups participaram de pitches transmitidos ao vivo, com até 20 minutos de apresentação e rodada de perguntas conduzidas por banca composta de colaboradores do Banrisul vinculados à área do desafio e especialistas em inovação e empreendedorismo.
“Criamos um ambiente em que as startups podem testar suas soluções diante de problemas concretos e com feedback imediato de quem vivencia esses desafios no dia a dia. Essa proximidade acelera a curva de aprendizado e aumenta a chance de gerar inovação aplicável”, explica Stella Sapper, líder do Tecnopuc Crialab.
Próximo passo
Ao longo de dois meses e meio, as startups terão acesso a mentorias, redes de relacionamento e validação direta com as equipes do Banrisul. No fim do ciclo, ocorre o Pitch Day e serão selecionadas as três Startups destaque do Banritech Fly.
As startups receberão a inscrição, passagens aéreas e hospedagem para a participação em eventos de referência do segmento e empreendedorismo e inovação. A primeira colocada será premiada com a participação no SXSW, nos Estados Unidos, MWC, em Barcelona ou evento equivalente. Já a segunda e terceira colocadas poderão participar do webSummit, no Rio de Janeiro. As Startups terão o prazo de um ano para usufruir da premiação correspondente à sua classificação.
Desafios estratégicos
As startups selecionadas foram distribuídas em seis frentes de inovação, alinhadas às prioridades do Banrisul:
Selecionada: Hyven (Rio Grande do Sul).
A startup possui uma plataforma interativa que utiliza indicadores de desempenho e monitoramento para aprimorar a tomada de decisão em tempo real, mensurando a relevância e abrangência conforme a necessidade da empresa.
Selecionadas: Evertrack e Writeflow (São Paulo).
Evertrack (São Paulo): É uma solução corporativa de monitoramento e análise em tempo real, construída sobre arquitetura cliente-servidor e micro serviços em nuvem. A combinação das tecnologias permite alta disponibilidade, escalabilidade horizontal automática, resiliência em cenários de instabilidade e segurança robusta, alinhada às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Writeflow (São Paulo): É uma plataforma de automação e gestão de processos baseada em BPMN, que integra sistemas, organiza rotinas e orquestra agentes de Inteligência Artificial para transformar a performance operacional em diferentes modelos de trabalho, conecta metas, entregas, feedbacks e PDI’s em um ambiente visual, rastreável e acessível. Os colaboradores podem interagir com um assistente virtual inteligente, treinado com as regras e fluxos da instituição.
Selecionada: 4MTI (Minas Gerais): A ferramenta parte da integração de bases públicas, privadas e internas para reduzir a necessidade de trabalho manual e o risco de inconsistências. A tecnologia utilizada pela 4MTI combina plataformas proprietárias, como o DataSelf com arquitetura em nuvem escalável e ferramentas de ETL e APIs de integração, que garantem a interoperabilidade com sistemas legados e plataformas já existentes nos clientes.
Selecionada: Celero (Paraná): A plataforma oferece personalização por segmento e maturidade do cliente, permitindo configurar dashboards, relatórios e jornadas de uso, de acordo com o porte, setor e objetivos da empresa. Por meio de categorização inteligente, relatórios analíticos e consolidados, e notificações proativas, o gestor obtém insights baseados em dados.
Selecionadas: Beeviral (Rio de Janeiro) e Lihai (Santa Catarina).
Beeviral (Rio de Janeiro): A Beeviral disponibiliza uma plataforma SaaS de Member Get Member (MGM) totalmente automatizada. A solução possui IA responsável por personalizar comunicações, recomendar ofertas de inscrição e definir as melhores recompensas para cada perfil de cliente, aumentando taxas de conversão. Automação de campanhas e fluxo de engajamento: o sistema gerencia convites, inscrições e recompensas sem necessidade de intervenção manual, reduzindo esforço operacional.
Lihai (Santa Catarina): É uma solução baseada em IA aplicada ao comportamento do cliente, conectada a uma engine de campanhas automatizadas. Com base em comportamento de uso e histórico transacional, a plataforma sugere quais ações devem ser incentivadas e com que tipo de recompensa, ajustando as campanhas em tempo real. Os dados de engajamento e desempenho das campanhas são disponibilizados em dashboards gerenciais.
Selecionada: TokenOne (São Paulo) – TokenOne é uma plataforma whitelabel para a gestão de ofertas e distribuição de ativos tokenizados seguindo os padrões de segurança e governança estabelecidos pelo Banco Central e CVM.