Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home Você viu? Bebê com apenas 21 semanas de vida entra no Guinness Book como o mais prematuro a sobreviver

Compartilhe esta notícia:

Um bebê que nasceu (e sobreviveu) com apenas 21 semanas e menos de meio quilo foi reconhecido pelo Guinness World Records 2021, o Livro dos Recordes. Ele é do Alabama, nos Estados Unidos.

O pequeno Curtis Means nasceu no Hospital da Universidade do Alabama em Birmingham no dia 5 de julho de 2020, com um irmão gêmeo que não sobreviveu. Agora ele já tem 1 ano e 5 meses. O menino bateu o recorde anterior por um dia. Antes, o título de bebê prematuro sobrevivente era de Richard Hutchinson, de Wisconsin, também nos Estados Unidos, que nasceu com 21 semanas de gestação, no dia 2 de junho de 2020.

Crianças nascidas muito prematuramente têm menos chances de sobreviver. Por isso, muitos hospitais deixam que os bebês tenham o máximo de contato com seus pais, para que o pouco tempo de vida seja aproveitado. Mas Curtis venceu as estatísticas e ganhou alta médica após 275 dias no hospital. Durante o tempo de internação, ele precisou de ajuda para aprender a usar a boca para comer.

A mãe, Michelle Butler, entrou em trabalho de parto dos gêmeos quando estava com 21 semanas de gestação. A outra neném, que recebeu o nome de C’Asya, morreu um dia depois de nascer. Mas Curtis conseguiu sair do respirador após três meses de cuidados intensivos 24 horas por dia. Ele voltou para casa no mês de abril.

Embora Curtis ainda precise de um tubo de alimentação e oxigênio suplementar por ser muito prematuro, a equipe médica disse que ele está bem de saúde, considerando o quão cedo nasceu.

Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação. Nestes casos, a criança costuma ficar internada no hospital pelo tempo que ficaria entro do ventre da mãe, até completar as 40 semanas de gravidez.

Os avanços da medicina possibilitam cada vez mais que bebês prematuros sobrevivam. Uma reportagem feita pelo jornal O Globo no último mês de agosto mostra que, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais, cresceu a presença de novos equipamentos que permitem, por exemplo, oferecer oxigênio de maneira não-invasiva aos prematuros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

A tragédia com Marília Mendonça: piloto falou por rádio com avião dois minutos antes da queda; veja o que foi dito
Bordel em Viena dá 30 minutos grátis para quem tomar a vacina contra a Covid
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa