Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Home Economia Black Friday: golpistas intensificam ataques durante a madrugada, aponta pesquisa

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Apesar de o pico de compras durante a Black Friday ocorrer à tarde, é na madrugada que os golpistas entram em ação, aponta um estudo da Serasa Experian. Segundo o levantamento, no ano passado, as ações criminosas dobraram entre 0h e 2h, período em que muitos consumidores acreditam estar aproveitando com mais tranquilidade as promoções disponibilizadas pelas lojas virtuais.

O estudo mostra que as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora. No entanto, é entre 0h e 2h, quando o volume cai para 65 mil compras por hora, que a taxa de ataques dobrou, atingindo 2% às 3h da manhã – o dobro da média diária. Para os analistas da Serasa, a combinação entre cansaço, euforia e pressa em garantir ofertas exclusivas facilita a ação de golpistas que se aproveitam da vulnerabilidade dos consumidores nesse horário.

Embora a Black Friday faça referência à sexta-feira, a análise considerou o período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024. Nesse intervalo, segundo a pesquisa, o dia 29 de novembro, uma sexta-feira, foi o mais visado pelos criminosos – repetindo o padrão de 2023, quando o pico ocorreu no mesmo dia da semana, em 24 de novembro. A recorrência indica que os fraudadores planejam suas ações com antecedência e tendem a concentrar os ataques nos dias de maior volume de vendas.

O estudo foi realizado a partir do monitoramento de 5,2 milhões de transações, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas no período. Ao todo, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de golpe digital, que poderiam ter causado R$ 51,8 milhões em prejuízos a empresas e consumidores. Segundo a Serasa Experian, os golpes mais comuns envolvem uso indevido de cartões, falsificação de identidade e criação de sites falsos que simulam grandes varejistas para capturar dados pessoais.

O diretor da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, explica que os fraudadores se antecipam ao pico das promoções para explorar distrações e brechas. “Os criminosos seguem o movimento do consumidor, quando ele acelera, eles também. O segredo está em antecipar o risco, e não apenas reagir a ele”, diz.

Durante o período analisado, a Geração Y liderou as compras, com mais de 2 milhões de transações, e foi alvo da maior fatia das tentativas de fraude (29,8%). Em um recorte por gênero, embora as mulheres tenham feito mais compras, a taxa de tentativas de golpe foi mais alta entre os homens.

Em relação às regiões do País, o Sudeste respondeu pela maior parcela do e-commerce nacional, com 3,1 milhões de compras, das quais 0,6% foram bloqueadas antes de gerar prejuízo – o equivalente a R$ 30,4 milhões poupados. Já o Norte, com 130 mil pedidos, registrou a maior taxa proporcional de tentativas de fraude (1,04%), o que representa cerca de R$ 2 milhões evitados. (Com informações do portal Extra)

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