Sábado, 25 de Abril de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 24 de abril de 2026
A sexta-feira (24) terminou com o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), sentindo os efeitos das incertezas geopolíticas que não se dissipam, principalmente entre Estados Unidos e Irã. A principal referência do mercado acionário do País fechou o pregão com recuo de 0,33%, aos 190.745,02 pontos, e registrou baixa de 2,55% na semana.
Os Estados Unidos até anunciaram que enviarão representantes para o Paquistão em uma possível nova rodada de conversas com o país persa. O Irã, no entanto, negou mandar seu ministro de Relações Exteriores. Além disso, o Estreito de Ormuz, ainda fechado, não ajuda na melhora do clima.
O desencontro de informações segue inspirando cautela do mercado, que acompanha na espera de novidades, assim como de olho nos impactos gerados pelo conflito que se prolonga.
No cenário local, a confiança do consumidor se elevou ao maior nível desde dezembro, com melhor percepção sobre a situação econômica atual. Agora, os investidores voltam as atenções para a próxima semana e as decisões de juros do Brasil e dos EUA na Super Quarta.
Além disso, aqui no Brasil, o mercado repercute o envio de um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional para permitir que as receitas extraordinárias com petróleo possam ser usadas para reduzir tributos sobre combustíveis.
Enviado pelo governo federal, a proposta prevê a redução do PIS/Cofins e Cide para diesel, etanol, gasolina e biodiesel. A medida permitiria novas reduções de tributos ou renovação de cortes já anunciados e tem como objetivo mitigar a alta de preços por conta da guerra no Oriente Médio.
Ibovespa
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 191.390,33 pontos na máxima intradiária e 189.962,93 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 24,9 bilhões.
Dólar
O câmbio voltou a ceder ante o real após a alta do dia anterior, mas que ainda sem forças para mudar o patamar da moeda norte-americana. No fim do dia, o dólar comercial cedeu 0,05% e fechou a R$ 5 novamente.
Bolsas de Nova York
Os investidores em Nova York decidiram ser menos cautelosos que pelo mundo afora, mesmo com as incertezas que rondam o conflito no Oriente Médio, o que levou as bolsas de lá a fecharem mistas. Neste cenário, o Dow Jones perdeu 0,12%, o S&P 500 subiu 0,80% e o Nasdaq ganhou 1,63%. Na semana, os índices fizeram -0,44%, +0,54% e +1,50%, respectivamente.