Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de novembro de 2025
Foco do bolsonarismo nas eleições do ano que vem, o Senado tem gerado uma corrida antecipada dentro do grupo político por vagas nas chapas. Depois de Santa Catarina, o Distrito Federal também tem três nomes na raia da direita buscando a benção do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na noite de terça-feira (11), a deputada Bia Kicis anunciou sua pré-candidatura com o apoio do senador Flávio Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle, cotada para formar a chapa do PL. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, porém, sinaliza desejo de ocupar uma das cadeiras em uma “dobradinha” com a ex-primeira-dama.
A disputa é similar ao impasse que ocorre em Santa Catarina, em que o vereador carioca Carlos Bolsonaro acirrou a corrida da direita pelas vagas na chapa ao Senado. A briga é encabeçada pela deputada federal Carol de Toni e pelo senador Esperidião Amin – este com apoio do governador Jorginho Mello. O acordo com Amin e o PP busca garantir a Jorginho mais tempo de TV e o palanque de um dos políticos mais experientes do estado, mas deixa apenas uma vaga para o PL na chapa conservadora, colocando em atrito o filho do ex-presidente e Carol de Toni.
No lançamento da pré-candidatura, Kicis afirmou que “deu esse passo” não só por ser um pedido de seus eleitores, mas também por “respeitar as lideranças” do partido e ter o apoio de Michelle.
“É uma caminhada por um Senado de coragem, feito por homens e mulheres de coragem, que farão o que deve ser feito para que os Poderes voltem para o seu desenho constitucional e a gente possa, enfim, ter justiça neste País.”
Ao discursar, Michele lembrou dos cem dias da prisão do marido e o fato dele não poder se manifestar publicamente.
“Obrigada por esse apoio a nossa deputada mais votada, que, com certeza, tem um projeto lindo para o nosso Distrito Federal através dessa cadeira (no Senado). Vamos lutar para eleger Bia Kicis senadora. Mulheres, vamos reagir. Jovens, vamos reagir. Nós temos inocentes presos”, discursou.
Outro a mencionar o ex-presidente foi Flávio, que, abraçado com Kicis, puxou o coro de “volta, Bolsonaro”. Valdemar Costa Neto também declarou apoio à parlamentar e, nas redes sociais, definiu o evento como “uma noite promissora para a direita” e “um passo em direção à vitória”. O presidente do PL confessou ter ficado “surpreso” com “tanta gente boa” presente no lançamento. Estiveram no evento os senadores Izalci Lucas, Rogério Marinho e Márcio Bittar, o deputado federal Alberto Fraga e o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado na Paraíba, Marcelo Queiroga.
A pré-candidatura de Bia Kicis coloca mais um nome da direita entre os cotados para concorrer às duas vagas ao Senado. Michelle reacendeu os rumores sobre sua candidatura em julho deste ano ao publicar nas redes sociais seu novo título eleitoral, vinculado ao Distrito Federal, que havia sido transferido para o Rio. “A boa filha retorna à sua casa. Novamente, eleitora em Brasília”, escreveu. Uma semana antes, ela havia negado ter um acordo para concorrer ao Senado em uma aliança com Ibaneis Rocha. O posicionamento ocorreu após um encontro do governador com Bolsonaro e Michelle no aniversário do bispo evangélico JB Carvalho.
Ibaneis afirmou ter falado com a ex-primeira-dama sobre o acordo para o Senado – conversas que, segundo ele, estariam avançando –, conforme informações do portal Metrópoles. “A foto publicada foi registrada em um momento de celebração pelo aniversário do Bispo JB, em sua casa, e não em uma reunião política”, negou Michelle nas redes o possível acordo. (Com informações do jornal O Globo)