Domingo, 11 de Janeiro de 2026

Home Política Bolsonaro lidera cenário para 2026 sem Lula, seguido por Ciro Gomes e Fernando Haddad, diz pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na liderança de um cenário eleitoral sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 32% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (05).

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 20%, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 17%. O levantamento foi realizado entre terça-feira (1º) e quinta-feira (03), com 3.054 entrevistados em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com Bolsonaro inelegível até 2030, o cenário serve como termômetro do potencial de transferência de votos do ex-presidente, além de medir o espaço ocupado hoje por nomes da centro-direita e da oposição fora do eixo tradicional PT versus PL.

Pablo Marçal (PRTB) tem 8%, enquanto Eduardo Leite (PSDB) aparece com 6%. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 15%, e 3% não souberam responder.

Apesar da inelegibilidade, a presença de Bolsonaro nesse tipo de simulação tem sido usada por aliados como forma de avaliar o capital político do ex-presidente e sua capacidade de influenciar o nome que o PL deve lançar em 2026.

Confira o cenário:

Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 20%
Fernando Haddad (PT): 17%
Pablo Marçal (PRTB): 8%
Eduardo Leite (PSDB): 6%
Em branco/Nulo/Nenhum: 15%
Não sabem: 3%

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Israel envia tropas militares para “corredor de segurança” no sul de Gaza
Supremo forma maioria para deixar verba do Judiciário fora do limite fiscal
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde