Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022

Home Política Bolsonaro sanciona projeto que confere o título de Capital Nacional das Etnias ao município gaúcho de Ijuí

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na terça-feira (28), um projeto de lei que confere o título de Capital Nacional das Etnias à cidade gaúcha de Ijuí, reconhecendo a diversidade étnica do município.

A proposta foi aprovada pelo Senado no dia 15 deste mês, em votação simbólica. O projeto, de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), foi relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), que recomendou a aprovação do texto.

Na justificativa da matéria, o autor do projeto ressaltou que a cidade de Ijuí é conhecida por reunir variados grupos étnicos: afrobrasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, holandeses, russos, árabes, libaneses, lituanos, ucranianos, entre outros.

Ijuí teve, no final do século 19, um grande desenvolvimento com a chegada de milhares de imigrantes, atraídos por promessas de liberdade e oportunidades feitas por meio de propagandas governamentais. Apesar de encontrarem uma realidade diferente, muitos se estabeleceram na cidade.

Devido às diversas etnias e costumes variados, a cidade ficou conhecida como a “Terra das Culturas Diversificadas” e tem em seu calendário de eventos a Festa Nacional das Culturas Diversificadas.

Carnaval de Acarati

Também na terça-feira, Bolsonaro sancionou um projeto de lei que reconhece o carnaval de Acarati, no Ceará, como manifestação da cultura nacional. O evento é uma tradição da cidade e tem grande importância para o turismo e a economia da região.

A festa é realizada principalmente em quatro pontos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, rua Coronel Pompeu e rua Coronel Alexanzito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Rodoviária de Porto Alegre poderá abrigar terminais de ônibus do transporte público da Região Metropolitana
Receita Federal apreende mais de uma tonelada de cocaína no Porto de Santos, no litoral paulista
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa