Quarta-feira, 08 de Outubro de 2025

Home em foco Bolsonaro vem ao Rio Grande do Sul e deve oficializar vice de prefeito de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente Jair Bolsonaro prepara uma viagem para o Rio Grande do Sul nesta semana. A expectativa é que ele chegue na quarta-feira (24) e fique até sexta ou sábado. No roteiro, além da capital Porto Alegre, estão as cidades de Canoas, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul.

A chegada do ex-presidente mobiliza a política local numa semana de agenda cheia para convenções municipais do PL. A de Canoas, por exemplo, está marcada para terça-feira (23) e a de Porto Alegre para sábado (27).

Antes da convenção da capital gaúcha, Bolsonaro deve se encontrar com o prefeito Sebastião Melo (MDB), que recebeu do PL a indicação do nome de Betina Worm para compor sua chapa como vice.

Betina é médica veterinária e tenente-coronel do Exército Brasileiro. Ela teve o nome avalizado pelo deputado federal Luciano Zucco e pela vereadora Comandante Nádia, ambos do PL.

Nádia, inclusive, aparecia pontuando em pesquisas para a corrida eleitoral na capital gaúcha. Ela abriu mão da disputa e anunciou em sua conta do Facebook e do Instagram a indicação de Betina.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Betina, que é militar da ativa, deve se afastar das funções no Exército até a data em que pedir o registro da candidatura. No momento em que solicitar o registro, deve estar filiada a um partido político.

A filiação da pré-candidata a vice será realizada dia da convenção partidária do PL, marcada para a manhã de sábado, 27, no CTG Estância da Azenha. No mesmo dia, à tarde, os demais partidos da coligação de Melo realizarão uma convenção conjunta na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Melo e Betina – caso a indicação seja aceita e formalizada – disputarão as eleições contra uma chapa de esquerda encabeçada pela deputada federal do PT Maria do Rosário, com Tamyres Filgueira do PSOL como vice.

Segundo levantamento Atlas/Intel realizado com eleitores de Porto Alegre em junho, a pré-candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 30,2% de intenções de voto, na frente de Sebastião Melo, que aparece com 24,8%. Os índices se referem ao principal cenário estimulado do levantamento, com a presença de todos os pré-candidatos.

A pesquisa ouviu 1.798 eleitores porto-alegrenses entre os dias 9 e 14 de junho e tem margem de erro de dois pontos porcentuais, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é RS-09253/2024.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Lula se reúne com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, no Palácio do Planalto
Saída de ministro do Tribunal Superior Eleitoral pode trazer impacto para Jair Bolsonaro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News