Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Home Economia Brasil atinge recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Compartilhe esta notícia:

A poucos dias do final do ano, o Brasil ultrapassou o patamar de 9 milhões de turistas estrangeiros recebidos no país em 2025. A marca histórica é 40% maior que o recorde de 6,77 milhões de visitantes internacionais registrados em 2024.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, atribuiu o crescimento à ampliação da malha aérea brasileira que cresceu 16%, com o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tendo uma recuperação fundamental.

“O Brasil nunca havia chegado a 7 milhões de turistas (internacionais), ano passado o recorde era de 6,7 milhões. Então é mais do que bater um recorde, é superar em 40% o recorde anterior. Quando a gente fala de turismo, estamos falando de geração de emprego e renda. O turismo não é sobre quem viaja, é sobre quem recebe. A gente está aqui nos quiosques da Orla, isso aqui são 5 mil empregos gerados para o povo do Rio de Janeiro. Os hotéis geram emprego, os restaurantes geram emprego”, detalhou Freixo.

Ele também destacou que a Embratur conta hoje com um centro de inteligência de dados que estuda os mercados internacionais.

“Hoje sabemos quando o alemão vem para cá, para onde ele vem, o tempo que ele fica. Isso vale para o italiano, argentino, chileno, norte-americano. O norte-americano tem um consumo de afro-turismo que é diferente do argentino, que é de sol e praia. Já é diferente do francês, que consome mais cultura e gastronomia. O Brasil tem seis biomas, não é só uma praia ou um resort”, detalhou Freixo.

Rio de Janeiro

Segundo o presidente da Embratur, o Rio de Janeiro também vem avançando no número de turistas recebidos ano após ano. Em 2023, o estado recebeu 1,2 milhão de turistas internacionais, número que subiu para 1,5 milhão em 2024 e já passa de 2 milhões neste ano.

“A gente chegar a 9 milhões de turistas internacionais no Brasil é dizer claramente que o turismo pode ser uma alavanca, um motor decisivo de um novo modelo de economia”, completou Freixo.

A marca de 9 milhões de turistas estrangeiros foi registrada na sexta-feira (19) pelo “turistômetro”, painel de cinco metros de altura que exibe, em tempo real, o número de estrangeiros que chegam ao país, e que está instalado na altura do Posto 5, na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio.

A comemoração foi comandada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e contou com a presença de pequenos empresários do setor do turismo, diretamente impactados com os números alcançados. Além disso, ritmistas da Escola de Samba Mangueira deram som e ritmo ao momento histórico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Superior Tribunal Militar cassou patente de oficiais em 86% dos casos, mas nunca julgou generais após 1988
Dono do antigo Banco Máxima, que foi vendido a Daniel Vorcaro e passou a se chamar Banco Master, firmou um acordo com o Ministério Público para não responder por crime de gestão fraudulenta ao qual foi condenado no início de 2025
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada