Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025

Home Mundo “Brasil é obrigado a prender Putin se ele for ao G20”, diz procurador da Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, disse que o Brasil “é obrigado” a prender o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele vá ao Rio de Janeiro em novembro para participar da reunião de cúpula do G20.

“O Brasil, como um Estado que ratificou o Estatuto de Roma, é obrigado a executar o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (contra o presidente Putin) pela transferência ilegal e deportação de crianças ucranianas”, disse Kostin.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, em março do ano passado, um mandado de prisão contra Putin sob acusação de deportação ilegal e transferência ilegal de crianças ucranianas para a Rússia. Além disso, o presidente russo e seu governo sofrem com o isolamento internacional e com sanções econômicas aplicadas pelo Ocidente por causa da guerra contra a Ucrânia.

“Todos nós entendemos que Putin ataca continuamente o direito internacional por meio de ataques direcionados, como essas visitas (a outros países). Qualquer sucesso em seus esforços apenas encoraja os regimes autoritários em todo o mundo”, disse o procurador ucraniano.

“A prisão do ditador russo, se ele ousar visitar o Brasil, será um passo histórico e uma contribuição vital para fortalecer a arquitetura da segurança internacional. Eu realmente espero que o Brasil o prenda assim que ele colocar os pés em solo brasileiro, reafirmando ser uma democracia que é um país governado pelo estado de direito, com um Poder Judiciário independente e uma forte sociedade civil”, afirmou.

Kostin também criticou a viagem que o presidente Lula fará à Rússia na semana que vem para participar da Cúpula dos Brics – o grupo dos grandes países em desenvolvimento.

Ao ser perguntado sobre o significado do encontro de Lula com Putin, o procurador disse: “todo líder que aceita apertar a mão dele [Putin] deve, antes de tudo, avaliar que futuro esse líder gostaria de ter para os seus filhos. Esse líder quer que o mundo de amanhã seja governado pelo estado de direito ou pela força?”.

O Brasil enviou a Putin um convite padrão para as reuniões do G20, que irão ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. No entanto, não recebeu qualquer indicação de que o presidente russo planeje comparecer, de acordo com duas autoridades do governo brasileiro.

Um porta-voz do Tribunal Penal Internacional, Fadi El Abdallah, reiterou que a Corte internacional depende dos Estados-parte e de outros parceiros para executar suas decisões, inclusive mandados de prisão. Os estados-membros “têm a obrigação de cooperar de acordo com” o tratado de fundação do tribunal, disse o porta-voz. As informações são da CNN Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vini Jr. se torna jogador com maior valor de mercado da história do futebol
Governo da Venezuela acusa Lula de ser agente da CIA
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada