Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Home Bárbara Priscila Anacleto Brasil tem recorde de ventos acima de 80 km/h em mais de 20 anos

Compartilhe esta notícia:

O Brasil registrou, em 2025, o maior número de ocorrências de vendavais com ventos acima de 80 km/h desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2002. Um levantamento do órgão mostra o aumento expressivo ao longo das últimas duas décadas.
O ano de 2025 registrou 117 episódios de ventos intensos. O total representa aumento de cerca de 89% em relação a 2024, que teve 62 ocorrências, e é mais de quatro vezes superior à média anual da década anterior.

Os vendavais mais intensos de 2025 ocorreram principalmente no Rio Grande do Sul, com destaque para as cidades de Rio Pardo (147,6 km/h), Santiago (128,1 km/h) e Santo Augusto (127 km/h). Fora da Região Sul, Altamira, no Pará, registrou 140,4 km/h, enquanto São João del-Rei, em Minas Gerais, teve relato de 127 km/h.

“A tendência é que os ventos aumentem ainda mais nos próximos anos, especialmente no cenário brasileiro, com tempestades severas intensas. Vamos ter de nos preparar para esse tipo de condição meteorológica”, diz César Soares, meteorologista da Climatempo.

O especialista também relaciona o aumento dos vendavais a um crescimento geral dos extremos climáticos. “Nos últimos anos, as ondas de calor estão mais intensas e duradouras, há mais tempestades severas e um aumento no número de tornados. Os ventos não iriam ficar fora disso. Com uma atmosfera mais aquecida, há mais energia disponível para a formação dessas condições”, explicou Soares.

Neste mês, um ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul causou ventos fortes que formaram um vendaval em São Paulo. O evento provocou queda de árvores, danos à rede elétrica e paralisações em serviços essenciais, como a operação dos aeroportos. Os prejuízos, de acordo com a Fecomércio, ultrapassaram a marca de R$ 2 bilhões e pressionaram ainda mais a concessionária multinacional de origem italiana Enel, multada pelo Procon.

No Mirante de Santana, na estação meteorológica do Inmet, na zona norte da capital paulista, foi registrada rajada de 82,8 km/h. Embora abaixo do recorde de 101 km/h, registrado em 25 de novembro de 2010, o episódio do dia 10 deste mês se destacou pela persistência dos ventos: entre 9h e 16h, foram oito horas consecutivas com rajadas acima de 72 km/h, de acordo com o instituto.

Na Lapa, na zona oeste paulistana, foi registrada a velocidade recorde de 98 km/h, a maior em condição de tempo firme (ou seja, sem chuva) desde o início das medições, em 1963.

Outra ocorrência

Em novembro, um tornado de proporções históricas atingiu a região centro-oeste do Estado do Paraná, deixando sete mortos e centenas de feridos. A maior destruição foi no município de Rio Bonito do Iguaçu, onde os ventos chegaram a 330 km/h. Vendavais mais intensos de 2025 ocorreram principalmente no Rio Grande do Sul. Com informações de O Estado de S. Paulo

Segundo a Defesa Civil, cerca de 4 mil pessoas, da cidade de 13 mil habitantes, foram atingidas direta ou indiretamente pelo tornado. É praticamente toda a população urbana, que sofreu com casas destruídas ou destelhadas, ou com falta de energia elétrica, de água e de mantimentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bárbara Priscila Anacleto

Brasil tem recorde de ventos acima de 80 km/h em mais de 20 anos
Brasil tem recorde de ventos acima de 80 km/h em mais de 20 anos
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias