Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 12 de dezembro de 2025

Inovação como eixo estratégico
O governo do Estado anunciou, os vencedores do BRDE Labs RS 2025, programa de aceleração de startups promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a Universidade Feevale. A iniciativa, realizada no Feevale Techpark, marcou a conclusão de seis meses de capacitação e apoio a empreendedores de diferentes áreas.
Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou que o BRDE Labs integra um conjunto de ações voltadas a fortalecer a inovação. “O apoio à inovação representa um eixo central do nosso plano de desenvolvimento. É estratégico para impulsionar a economia e nosso trabalho é de conexão, prospectando novos investimentos, como estamos alcançando no setor de data centers”, afirmou.
Consolidação do programa
Para o diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, o programa já se consolidou como um mecanismo essencial de apoio ao ecossistema de inovação. “O BRDE Labs aproxima startups do mercado, ajudando a transformar boas ideias em modelos de negócio viáveis. Acelerar startups é impulsionar soluções inovadoras, ampliar a competitividade da nossa economia e reter talentos aqui no Estado”, ressaltou.
Feevale como parceira
O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, celebrou a parceria pela quinta vez consecutiva. “Os parques tecnológicos contribuem para este ambiente de inovação e empreendedorismo. No caso do Feevale Techpark, já são mais de 20 anos de operação, conectando pesquisa científica, atividade acadêmica e inovação. Essa experiência é a que trazemos para apoiar o BRDE nesse programa”, disse.
As quatro vencedoras principais
As startups mais bem avaliadas receberam prêmios em dinheiro que somam quase R$ 190 mil:
Todas reconhecidas
Além das quatro premiadas principais, outras 11 startups receberam R$ 5,2 mil cada, como forma de incentivo. Entre elas estão iniciativas de diferentes áreas:
Oportunidade de crescimento
Durante seis meses, os empreendedores receberam mentorias, workshops, networking e infraestrutura de apoio. O programa ofereceu contato com grandes empresas âncoras, como Fruki Bebidas, Hospital Mãe de Deus, Lifemed, Santa Casa de Porto Alegre, Tribunal de Justiça do RS, Viemar Automotive e Xalingo, entre outras. Essas parcerias proporcionaram desafios reais para que as startups pudessem aplicar suas soluções.
Inovação como futuro
O BRDE Labs reforça o papel do Rio Grande do Sul como polo de inovação. Ao apoiar startups em fase de operação, o programa contribui para validar soluções, identificar mudanças necessárias e atingir o mercado-alvo com maior assertividade. Para o governo, iniciativas como essa são estratégicas para impulsionar a economia, atrair investimentos e reter talentos.