Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Home Colunistas Brigada militar: 188 anos de dedicação ao povo gaúcho

Compartilhe esta notícia:

Celebrar os 188 anos da Brigada Militar é celebrar uma instituição que já atravessou quase dois séculos protegendo vidas, defendendo a lei e garantindo a segurança do nosso povo. A Brigada Militar não é apenas parte da história do Estado — ela participa diariamente da vida dos gaúchos em nossa terra.

Ao longo desse tempo, a corporação escreveu sua trajetória com coragem, disciplina e profundo senso de dever. Uma história construída por homens e mulheres que acordam antes do amanhecer, deixam suas famílias e enfrentam constantemente riscos que a maioria jamais conhecerá. Cada policial militar, assume mediante juramento público, a missão de proteger vidas — mesmo que isso signifique arriscar a própria.

Vivemos tempos em que se critica com facilidade os esforços dos integrantes da Brigada Militar, estando o o emissor de juízo na maioria das vezes atrás de um teclado, escondido pelo “anonimato relativo” de uma conta fake, sem jamais ter sentido o peso da farda ou a responsabilidade de decidir sob pressão.

Poucos compreendem que, muitas vezes, o policial tem apenas um único segundo para decidir entre a vida e a morte, protegendo um inocente, impedindo um crime e salvando alguém. Um segundo que define histórias e destinos. E quem vive esse segundo de vida real é o brigadiano — não os críticos de ocasião, pois estes também ignoram que o confronto nunca é escolha da Brigada, mas resultante da criminalidade.

Preferem repetir narrativas distorcidas, dizendo que a corporação “mata jovens estudantes ou trabalhadores”, sem reconhecer que realmente vidas são ceifadas pelo tráfico, crime organizado e a ausência do Estado em áreas essenciais.

A Brigada Militar protege todos. Negros, brancos, indígenas, ricos e pobres.
Gente de todas as cores e lugares. Porque o crime não escolhe cor — e a defesa da vida também não.

Enfraquecer a Brigada Militar é enfraquecer o povo gaúcho, deixando famílias e comunidades vulneráveis e expostas à delinquência. A segurança pública se sustenta na coragem dos guardiões PMs que estão nas ruas, dia e noite, zelando pelo bem de todos. Chegamos aos 188 anos porque esta corporação é maior do que qualquer crítica, mais importante que ideologias e disputas políticas.

Seguimos, juntos, rumo aos 200 anos: por uma Brigada mais moderna, equipada, valorizada e cada vez mais próxima da comunidade *a qual serve e protege*. Aos policiais da ativa, meu reconhecimento pela entrega.

Aos veteranos, minha gratidão pela história construída. Às famílias brigadianas, meu respeito pela força e pelo apoio. Aos heróis tombados, a homenagem mais profunda.
Parabéns, Brigada Militar, pelos seus 188 anos de honra, serviço e compromisso. Que Deus abençoe cada brigadiano e abençoe o Rio Grande do Sul. Orgulho de ser brigadiana!

*Comandante Nádia Gerhard
Presidente da Câmara de Vereadores POA

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

“Queremos que essas histórias deixem de ser apenas cases no futuro e sejam o novo normal”, afirma a diretora-executiva da COP30, Ana Toni
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde