Sábado, 09 de Maio de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 8 de maio de 2026
Lançada nesta semana pela Brigada Militar (BM), a operação “Convergência” utiliza os chamados “algoritmos preditivos” na prevenção e combate a crimes. Trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial baseada em registros estatísticos para identificar padrões e prever resultados prováveis, antecipar comportamentos e eventos futuros, com foco na tomada de decisões.
A iniciativa passou por fase-piloto no período de 15 a 21 de abril, com resultados que a corporação define como “excelentes”. Foram 418 suspeitos presos (média diária de 60 por dia) e 4.288 veículos fiscalizados (612 a cada 24 horas). Mais de 6,5 mil policiais participaram da mobilização.
De acordo com a BM, a operação é permanente e integrada ao policiamento por todas as estruturas especializadas da corporação (Choque, Ambiental, Aérea e Rodoviária, além do administrativo), de forma coordenada. O comandante-geral da corporação, coronel Luigi Pereira, ressalta:
“É uma convergência de esforços que direciona todo o conjunto para um mesmo objetivo. Isso fará com que as tropas tragam maior sensação de segurança e, sobretudo, combatam crimes que geram outros crimes, como assalto e furto de veículos”.
A iniciativa permite, ainda, que cada unidade policial crie rotas otimizadas conforme sua realidade local e com o máximo de efetivo disponível. O comandante-geral reforça que a operação amplia significativamente a capacidade de resposta da BM, de forma descentralizada, coordenada e orientada por dados operacionais sobre presença, mobilidade e prevenção.
Subcomandante-geral da corporação, o coronel Jorge Silva Filho acrescenta que essa tecnologio também proporciona maoor assertividade na alocação de efetivos e recursos:
“O objetivo é ampliar a capacidade de resposta, por meio da lapidação de nosso emprego operacional. Estamos unindo a experiência de todos nossos comandos regionais e especializados, para entregar um serviço mais preciso”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul