Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de novembro de 2025
Durante assembleia de associados realizada nessa segunda-feira (17), o economista e empresário Carlos Klein foi eleito por aclamação o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) para o biênio 2026-2027. Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro, sucedendo a Irio Piva, que encaminha o encerramento de seu terceiro mandato à frente da entidade ao longo de seis anos.
Klein tem atuação marcante no segmento, como proprietário da rede de lojas masculinas Via Condotti. Desde 2024, exerce a vice-presidência da entidade, uma das mais atuantes no Rio Grande do Sul.
“A CDL POA inicia este novo ciclo com um compromisso firme: fortalecer o varejo gaúcho em todas as suas dimensões. Os próximos anos serão marcados por inovação, qualificação e diálogo permanente com o poder público, para construir um ambiente mais competitivo e sustentável para quem empreende no Rio Grande do Sul”, afirma Klein em texto divulgado pela CDL POA logo após o pleito.
Klein assumirá o comando da Câmara dos Dirigentes Lojostas de Porto Alegre “em um período crucial, com a busca de consolidação da retomada econômica e de adaptação aos novos desafios do varejo, especialmente em relação à digitalização e sustentabilidade”.
Fundada em 1960, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre tem um papel fundamental na articulação de demandas do setor junto aos poderes públicos e na oferta de serviços essenciais aos seus associados. Essas e outras informações podem ser conferidas no site cdlpoa.com.br.
Trajetória do novo líder
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Klein iniciou sua trajetória como dirigente na CDL POA em 2014, como diretor financeiro. De 2016 a 2020, foi diretor comercial, passando depois a vice-presidente comercial. Desde o ano passado, é o 2º vice-presidente da entidade.
Já a sua empresa, Via Condotti, foi fundada em 2011 com o propósito de democratizar o acesso à moda masculina para todas as ocasiões. A marca conta com filiais em Porto Alegre e Canoas (Região Metropolitana), compondo uma rede de quatro unidades – no Centro Histórico da capital e nos shoppings Bourbon Ipiranga, Total e Canoas. Em paralelo, atua de forma voluntária como diretor financeiro do Banco de Alimentos da Capital.
Equipe para 2026-2027
– Presidente: Carlos Klein (Via Condotti).
– 1º vice-presidente: Otelmo Drebes (Lojas Lebes).
– 2ª vice-presidente: Nilva Bellenzier (Bellenzier Pneus).
– 3º vice-presidente: Juarez Meneghetti (O Boticário).
– Vice-presidente de Negócios: Irio Piva (Grupo Elevato).
– Vice-presidente Financeiro e Administrativo: Otávio Scheibe (Casa do Pão de Queijo).
– Vice-presidente Marketing: Vinicius Zampieron (V4).
– Vice-presidente Relações Políticas e Institucionais: Carlos Frederico Schmaedecke (Confraria Masculina).
– Vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas: Sérgio Galbinski (Muda Muda).
– Vice-presidente de Inovação: Ricardo de Oliveira (Ferragem Thony).
(Marcello Campos)