Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025

Home Colunistas Câmara de Porto Alegre entrega o título de Cidadão Honorário ao quaraiense Reginaldo Pujol

Compartilhe esta notícia:

O ex-vereador de Porto Alegre Reginaldo Pujol recebeu na segunda-feira (23) o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre. A entrega aconteceu durante sessão no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores.

O título foi proposto pela Mesa Diretora da Casa. A presidente do Legislativo, vereadora Comandante Nádia (PL), conduziu a homenagem em nome da Casa e enfatizou que todos os vereadores e vereadoras sabem a importância de prestar homenagem às pessoas que fazem e seguem fazendo muito por Porto Alegre.

Nádia compartilhou a história de vida de Pujol, relembrou cargos que ocupou e movimentos que participou na Capital. Entre os atos, destacou que o homenageado presidiu a Câmara durante a pandemia da Covid-19. “Considerando as medidas de isolamento social impostas para evitar a propagação do vírus, o presidente Pujol teve diante de si um grande desafio: manter a Casa funcionando para garantir a aprovação de medidas legislativas urgentes, para dotar a Capital de instrumentos eficazes no combate à propagação da pandemia”, salientou.

Reginaldo Pujol:   “Coerência, lealdade e sinceridade”

“Agradeço o carinho de vocês, a iniciativa da nossa presidente, a solidariedade da Mesa Diretora da Casa, a unanimidade dos integrantes do Legislativo que me concederam esse título de Cidadão de Porto Alegre”, discursou o homenageado.

Pujol afirmou que atualmente é difícil declarar estar de um lado político e que, independente do partido, o que importa é o desenvolvimento da sociedade. “Aqui, o que tem que definir o Legislativo é a coerência, a lealdade, a sinceridade e o serviço coletivo de buscar, de uma forma ou de outra, o progresso da sociedade como um todo.”

Trajetória de Pujol

Reginaldo Pujol participou ativamente do movimento estudantil, integrando os quadros na UMESPA, UGES, CAMC, CASTA e DCE da PUCRS. Militou na União Democrática Nacional (UDN) , Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Partido Democrático Social (PDS). Filiou-se depois ao Partido da Frente Liberal (PFL), posteriormente denominado DEMOCRATAS (DEM), e que hoje se chama União Brasil.

Na esfera administrativa, integrou o departamento jurídico da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Também foi secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio e dos Transportes e, por duas vezes, diretor do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), em 1975 e 1983. Na primeira passagem pelo DEMHAB, criou e executou o projeto Pró-Gente, que regularizou, urbanizou e implantou 51 conjuntos habitacionais, beneficiando mais de 150 mil pessoas.

Elegeu-se vereador pela primeira vez em 1973 e reelegeu-se consecutivamente até 2005, quando renunciou ao mandato de vereador, em 2007, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Retornou à Câmara em 2009, onde permaneceu até 2020, ano em que foi presidente da Casa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Governo quer 200 cargos para entupir nova agência
Câmara de Porto Alegre entrega o título de Cidadão Honorário ao quaraiense Reginaldo Pujol
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show Edição da Tarde