Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Home Economia Câmara dos Deputados da Argentina aprova reformas econômicas propostas por Milei

Compartilhe esta notícia:

Após o fracasso da chamada “Lei Ómnibus”, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou nesta terça-feira (30) a Lei de Bases, um novo projeto de reformas econômicas e do Estado proposto pelo presidente do país, Javier Milei.

O texto foi aprovado após 20 horas de debate – que começou na noite de segunda-feira (29) – por 142 votos a favor, 106 contra e cinco abstenções. O projeto segue para votação no Senado.

Logo no começo do seu governo, Milei baixou um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), uma espécie de medida provisória, e enviou ao Congresso um projeto dea “Lei Ómnibus”. Os dois sofreram derrotas no Legislativo. Em 6 de fevereiro, a “Lei Ómnibus” foi retirada de pauta pelos próprios deputados governistas, pois sabiam que o texto seria derrotado. Em 14 de março, os senadores derrubaram o “decretaço”.

O texto da “Lei Ómnibus” que foi tirado de pauta no Congresso em 6 de fevereiro, originalmente, tinha mais de 600 artigos. Essa nova versão da Lei de Bases tem cerca de 250.

No entanto, esse novo texto incorpora uma parte importante do “decretaço”: a reforma trabalhista. Essa nova reforma trabalhista, no entanto, é muito mais enxuta. O número de artigos diminuiu de 60, no “decretaço”, para 17 nessa proposta aprovada.

O governo desistiu de medidas que restringiam o poder dos sindicatos e que poderiam ser um motivo de conflitos. Por exemplo, um desses artigos que ficaram pelo caminho era uma restrição ao direito de greve de atividades consideradas essenciais, e outra acabava com uma contribuição obrigatória que os trabalhadores não sindicalizados pagavam aos sindicatos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Aniversário de Bom Princípio, no Vale do Rio Caí, terá shows com entrada franca
Ministério do Trabalho vai endurecer fiscalização contra empresas que omitem dados salariais entre gêneros
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias