Sábado, 18 de Maio de 2024

Home em foco Camilla Parker Bowles, mulher de Charles III se torna rainha consorte; entenda

Compartilhe esta notícia:

Casada com o rei Charles III desde 2005, a duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles, ganha agora o título de rainha consorte britânica. Isso ocorre após a morte de Elizabeth II, que levou Charles ao trono britânico.

O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. O conceito é diferente do título de rainha – caso de Elizabeth II –, destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão.

Uma rainha consorte tem, em tese, a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.

A rainha Elizabeth II já preparava essa transição. Em mensagem à nação em fevereiro deste ano, a monarca disse desejar que Camilla fosse chamada de rainha consorte quando Charles se tornasse rei.

“É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte, enquanto continua seu próprio serviço leal”, disse a monarca britânica, na véspera da celebração dos 70 anos de seu reinado.

Camilla era tida como amante do príncipe Charles durante o casamento dele com a princesa Diana – e, por isso, não era querida pelo público. Mas, anos depois, ela viu seu índice de aprovação crescer graças a um esforço contínuo para criar uma imagem favorável e, também, por ter boa relação com alguns veículos de imprensa. Ainda assim, ela é menos popular que os “queridinhos” da opinião pública na família real.

Com a morte de Elizabeth II, seu neto William, agora o 1º na linha de sucessão, e sua esposa Kate Middleton tiveram seus títulos alterados. De acordo com o Twitter oficial do casal, eles passam a ser duque e duquesa de Cornwall e Cambridge.

William e Kate também devem herdar os créditos de príncipe e princesa de Gales, antes pertencente a Charles. Segundo a tradição, o título é passado a um herdeiro do sexo masculino. No entanto, a nomeação não será transmitida a William de forma automática. Ela deve ser passada pelo soberano, no caso, seu pai. O novo rei recebeu a honraria apenas aos 9 anos de idade.

Casamento

Camilla se casou com Charles em 2005, quase oito anos após a morte de Diana. Ela foi considerada por muitos pivô da crise no casamento de Charles com Diana, que se separaram em agosto de 1996.

À época, Diana atribuiu o divórcio à recusa de Charles em terminar seu caso com Camilla. Charles disse ter permanecido fiel ao casamento “até que ele se desfez”. Em comunicado oficial, o Palácio de Buckingham anunciou que o divórcio foi totalmente amigável.

Um ano depois, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Prefeitura de Porto Alegre vai encaminhar aos vereadores um projeto para solucionar impasse sobre Arena e antigo estádio Olímpico
Charles III é o nome adotado pelo sucessor de Elizabeth II como rei; entenda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News