Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 22 de abril de 2026
Nos dias 25 e 26 de abril o Guaíba é palco da segunda edição do campeonato Elas na Vela. O Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre, é sede de um projeto pioneiro na comunidade náutica do RS, o Elas na Vela. O projeto tem o propósito de unir e incluir mulheres na náutica formando uma rede de apoio mútuo, impulsionando a participação feminina na vela e em outros esportes náuticos.
“Queremos derrubar barreiras, preconceitos e o machismo enraizado na cultura náutica, mostrando que as mulheres não só podem, mas que devem participar ativamente da vela, seja comandando ou tripulando barcos, conquistando mais esse espaço” afirma Marlene Guevara, uma das responsáveis pelo evento.
O campeonato é composto por regatas de barcos a vela e na última edição reuniu cerca de 50 barcos. No sábado (25) às 14h ocorrem as regatas de monotipo (barcos tripulados por até duas pessoas).
No domingo (26) também às 14h, é a vez das disputas de Oceano, com barcos grandes tripulados em grupo. A premiação, ao fim da tarde de domingo, vai homenagear as tripulações exclusivamente femininas e ou comandadas por mulheres.
Além do campeonato de vela, o projeto também oferece cursos de vela ministrados por mulheres experientes e promove oficinas práticas para as velejadoras, como salvatagem e ancoragem.
“É uma iniciativa para as mulheres de todos os clubes náuticos e também para quem não possui vínculo com nenhum clube, mas tem o desejo de aprender sobre a vela. Nós realizamos também jantares periódicos para não só para oportunizar a trocas de experiências, fazer networking, mas porque todas nos tornamos amigas”, diz a organizadora Jaqueline Dilly. No sábado à noite (25), às 19h, ocorre o jantar Elas na Náutica, que é aberto às mulheres entusiastas não só da vela, como também do remo, lancha, jet ski, stand up paddle, canoagem, entre outros esportes náuticos.
SERVIÇO:
O QUE: Elas na Vela, campeonato de vela feminina
QUANDO: 25 e 26 de abril
ONDE: Iate Clube Guaíba (Avenida Guaíba, 95)
Voltar Todas de Dicas de O Sul