Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de outubro de 2025
Nessa terça-feira (14), a EPTC realizou a “Blitz Rosa Pela Vida”, iniciativa com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade foi motivada pelo mês temático “Outubro Rosa” e teve como local escolhido o trecho da avenida Padre Cacique em frente ao número 2.893 (bairro Cristal), nas imediações do Pontal Shopping.
Para a missão foram escaladas somente agentes femininas do órgão, idenficadas pela camiseta rosa como parte do uniforme, em um gesto simbólico de apoio à causa. As abordagens tiveram caráter educativo e preventivo, reforçando a importância do cuidado com a saúde e da solidariedade, tanto no trânsito quanto na vida em geral.
Dentre as atividades, houve distribução de material informativo, flores e laços na cor que identifica a campanha. A “Blitz Rosa” contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul, Gabinete da Primeira-Dama Municipal e Pontal Shopping – este último instalou um telão a céu aberto para exibir conteúdos especialmente produzidos para a mobilização.
A atividade integrou as ações da EPTC no Outubro Rosa e foi conduzida exclusivamente por agentes femininas, que vestiram camisetas rosas incorporadas ao uniforme, como símbolo de apoio à causa. Durante a blitz, motoristas mulheres foram abordadas e receberam flores, laços rosas e materiais informativos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mobilização prossegue
Ao longo deste mês, o “Outubro Rosa” – criado nos Estados Unidos durante o início da década de 1990 – tem dado um colorido especial a prédios e monumentos de Porto Alegre, por meio de iluminação temática na cor da campanha. Constam na lista endereços tradicionais da cidade, como o Mercado Público, Chalé da Praça XV, Monumento ao Expedicionário e Jardim do Dmae no bairro Moinhos de Vento.
Além disso, diversos postos de saúde mantém programação especial com foco na saúde da mulher. A mobilização inclui coleta de citopatológico (exame preventivo do colo do útero), solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e consultas médicas, além de rodas-de-conversa, sessões de cinema e caminhadas alusivas ao tema.
Assunto sério
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mamografia de rastreamento é o exame de rotina que permite identificar o câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. Confira as recomendações:
– Mulheres de 40 a 49 anos: podem realizar o exame conforme orientação médica.
– Mulheres de 50 a 74 anos: devem realizar a mamografia a cada dois anos.
– Acima de 74 anos: a indicação depende das condições de saúde e expectativa de vida.
Embora não substitua o exame clínico feito por profissionais de saúde, o conhecimento do próprio corpo é fundamental. Alterações como nódulos, retrações na pele, secreção mamilar ou mudanças no mamilo devem motivar procura imediata por avaliação médica. Manter hábitos saudáveis é essencial para reduzir o risco de câncer de mama e outras doenças crônicas:
– Praticar atividades físicas regularmente.
– Manter alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras.
– Evitar excesso de gordura, sal, açúcar e álcool.
– Controlar o peso corporal.
– Não fumar.
(Marcello Campos)