Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026

Home Rio Grande do Sul Candidatos à carteira de motorista no RS estão dispensados da prova de baliza a partir desta quarta

Compartilhe esta notícia:

A partir desta quarta-feira (4), os candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação estão dispensados do temido teste de baliza na prova prática do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). O governo gaúcho anunciou a medida nessa terça, dois dias após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Mudança já implementada recentemente por outros Estados, essa etapa do exame passa a se concentrar na circulação, que consiste na condução do veículo ao longo de trajeto em via pública, simulando condições habituais de trânsito, nos moldes já vigentes. O teste é finalizado com a manobra de estacionamento.

“Seguindo as orientações da Senatran, a medida adotada pelo Detran-RS está alinhada ao Manual Brasileiro de Exames de Direção e à Resolução 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu a ‘CNH do Brasil’ e alterações nas regras para formação de condutores em todo o País”, ressalta o Departamento.

Mudanças iniciadas há um mês

Desde o dia 5 de janeiro, os postulantes gaúchos à CNH já obedecem a novas regras, que incluem aulas teóricas sem exigência de carga horária e redução das práticas para um mínimo de duas horas. Há outras diretrizes:

– No aplicativo CNH do Brasil, preencher o Requerimento da 1ª Habilitação e iniciar o curso teórico. O curso pode ser feito no próprio app, ou nos Centros de Formação de Condutores de forma remota ou presencial.

– Ao mesmo tempo, em um Centro de Formação de Condutores (CFC), é possível fazer a coleta biométrica (gratuita), agendar a avaliação psicológica, o exame de aptidão física e mental e depois a prova teórica.

– Concluindo a etapa teórica e estando liberado nas avaliações de saúde, o candidato pode marcar as aulas práticas no CFC, já com a possibilidade da nova carga horária mínima de 2h/aula.

– Quando se considerar apto para fazer a prova prática, o candidato pode agendá-la. Quando aprovado, o candidato recebe a Permissão para Dirigir.

Dispensa de auto-escola

A nova legislação promovida pelo governo federal também prevê a possibilidade de as aulas práticas serem realizadas com veículo próprio e instrutores autônomos. Até o momento, porém, essa opção ainda não está disponível no Rio Grande do Sul. “O Detran-RS trabalha na regulamentação do tema para disponibilizar um modelo seguro e legal, que evite impactos negativos ao trânsito e eventuais conflitos jurídicos”, frisou o órgão na ocasião.

Já a medida provisória nº 1.327/2025 estabelece a possibilidade de renovação automática da CNH para bons condutores e um teto de custo com exames de aptidão física e mental. Essa mudança será implementada diretamente pela Senatran, por meio do aplicativo “CNH do Brasil” – é preciso se cadastrar no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Já a derrubada – pelo Senado – de um veto do presidente da República trouxe de volta ao texto da Lei nº 15.153/2025 a exigência de exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deputado Sergio Peres toma posse como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Pagamento do IPVA em fevereiro no RS proporciona desconto de até 21,6%
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show