Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 1 de setembro de 2023
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, defendeu a realização de mutirões para colocar em dia os exames e cirurgias reprimidos, beneficiando usuários do SUS, o Sistema Único de Saúde. Foi no ato de lançamento do programa Canoas + Saúde, voltado à redução do tempo de espera nas filas do SUS.
O ato foi realizado no calçadão, no centro de Canoas onde foi instalado um posto para recadastramento dos usuários. Com a criação do Canoas + Saúde, os canoenses que aguardam pela realização de exames, consultas e cirurgias deverão atualizar suas demandas junto ao sistema da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O período de atualização acontece de 1º de setembro a 30 de novembro. O prefeito disse que “nosso objetivo é concentrar s cirurgias no hospital, e contratar 28 mil consultas em 20 meses,o que significa 2.890 consultas a mais, por mês”. Jairo Jorge lembra que “eu tinha o plano de fazer esse programa em 2022,mas para começar, precisaria atualizar o cadastro dos usuários,o que será feito agora”. Ele projeta que em dezembro, ou até janeiro do próximo ano, inicie o mutirão para zerar os procedimentos pendentes.
De acordo Jairo Jorge, o programa atenderá toda a cidade por meio dos pontos de atualização de demandas. “Temos milhares de pessoas em situação de fila, mas precisamos que elas procurem os pontos de atendimento para atualizar a situação. Com os dados reais, será possível dar rapidez às filas, contratar profissionais e fazer outros investimentos. A atualização de demandas é o passo principal nesse momento, para depois podermos organizar os mutirões de consultas, exames e cirurgias”, ressaltou.
O secretário de Saúde, Felipe Martini, destacou que o projeto marca uma nova fase para os serviços de saúde do município. “Esse é o momento para a virada de chave na saúde de Canoas. Dedicaremos todos os esforços para amenizar os problemas das filas e identificar situações como a de pacientes residentes na cidade que ainda constam na fila da nossa Central de Regulação, mas já realizaram os atendimentos via convênio ou em clínicas particulares”, afirmou.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Tarde