Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 12 de julho de 2023
O técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid, foi acusado de fraude fiscal e será julgado na Espanha. Ele é suspeito de omitir 386 mil euros (pouco mais de R$ 2 milhões) dos seus direitos de imagem de 2014. A informação é do jornal “El Mundo”.
Afinal, a juíza María Inmaculada Lova, que conduz a investigação, afirmou que o treinador ocultou os valores de sua primeira passagem pelo clube. Segundo o jornal, porém, em 2015, o treinador foi absolvido de outro suposto crime parecido.
O jornal “El Mundo” diz ainda que o treinador reconheceu seus erros e disse ter sido mal assessorado. Se condenado, entretanto, Ancelotti não deve cumprir pena, mas sim pagar o valor omitido, além de uma multa.
A expectativa, porém, é que o treinador faça um acordo com a Justiça espanhola para não precisar cumprir uma pena de prisão e possa responder em liberdade.
Carlo Ancelotti passou pelo Real Madrid pela primeira vez entre 2013 e 2015. Agora, o italiano está em sua terceira temporada na segunda passagem. Este deve ser o último ano do treinador no clube merengue, já que ele deve ser o comandante da Seleção Brasileira a partir do meio de 2024.
Racismo
O treinador virou alvo de uma apuração do Ministério Público da Espanha por ter chamado a torcida do Valencia de racista.
Ele foi denunciado pela Associação de Pequenos Acionistas do Valencia (APAVCF), que defende os interesses de acionistas, associados e torcedores do clube e sentiu-se ofendida.
A fala de Ancelotti ocorreu após um dos vários ataques racistas sofridos pelo atacante Vinícius Júnior, dessa vez em derrota por 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia, no Estádio Mestalla.
O brasileiro adotou uma postura combativa e foi responsável por desencadear uma discussão pública sobre o racismo no futebol espanhol e até sobre mudanças na lei do país. Depois da partida, o treinador italiano disse que o “estádio inteiro gritou macaco”, o que incomodou parte da torcida valenciana.
“Não quero falar de futebol. Vocês querem falar de futebol? Foi mais que uma derrota. Não parece? Eu sou muito calmo, mas aconteceu algo que não pode acontecer. Um estádio gritando macaco a um jogador, e um treinador pensar em ter que tirá-lo por isso. Algo está muito errado nesta liga. Nada acontece”, afirmou um irritado Ancelotti na ocasião, durante entrevista pós-jogo.
Depois disso, em outra entrevista, o técnico merengue se retratou. “Peço desculpas, não eram 46 mil (gritando macaco), mas também não eram apenas um ou dois”, afirmou.