Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 18 de dezembro de 2025
Carlos Bolsonaro alterou seu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de vereador por sete mandatos consecutivos, para o município de São José, em Santa Catarina. A cidade é a quarta mais populosa do estado e a única que possui limite terrestre com Florianópolis. A mudança de endereço eleitoral consta no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conhecido como “Filho 02” do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos anunciou em outubro a sua pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. A decisão provocou divergências internas e troca de críticas dentro do próprio grupo político no estado. Há cerca de uma semana, o político comunicou oficialmente a renúncia ao cargo no Legislativo da capital fluminense para viabilizar a disputa eleitoral em território catarinense.
Com a alteração do domicílio, Carlos Bolsonaro passará a votar nas próximas eleições na Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, localizada na Rua Altamiro di Bernardi, no bairro Campinas, em São José.
A mudança representa mais um passo no processo de consolidação de sua candidatura ao Senado por Santa Catarina em 2026. Além disso, a legislação eleitoral estabelece que os candidatos devem possuir domicílio eleitoral ativo dentro do prazo exigido para que possam concorrer a cargos eletivos, incluindo uma vaga no Senado Federal.
São José possui cerca de 270 mil habitantes e é considerada uma das cidades mais relevantes do estado. Vizinha da capital Florianópolis, o município é cortado pela BR-101 e apresenta uma economia baseada principalmente nos setores industrial e de serviços, além de sua integração com a região metropolitana da capital.
Além de Carlos Bolsonaro, São José também é domicílio de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Vasques solicitou exoneração do cargo após ter sido condenado à prisão por envolvimento na tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral de 2022.
Nessa quinta-feira, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reafirmou em entrevista que Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado pelo Partido Liberal (PL) no estado. Segundo ele, a definição da segunda vaga da legenda ainda está em discussão.
“(Carlos Bolsonaro) Vai estar na chapa, isso está definido. Atendendo a um pedido do nosso presidente Bolsonaro, o desejo dele. Ele é o maior líder político da direita no Brasil, indiscutivelmente. Eu aqueci o pedido dele e o Carlos Bolsonaro ocupará uma vaga das duas em Santa Catarina. A outra (vaga) estamos vendo. Pode ser o Esperidião (Amin), a Carol de Toni, enfim, nós estamos discutindo”, afirmou o governador.