Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 1 de fevereiro de 2026
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ colocarão o bloco na rua neste carnaval com direito a um adereço de peso: um laboratório móvel para testar bebidas vendidas para os foliões. A iniciativa faz parte da campanha “Consumidor consciente. Dez nota dez”. O equipamento, de origem escocesa e comercializado pelos Estados Unidos, já vem sendo utilizado há mais de um ano em operações da pasta e da autarquia. Ele é capaz de identificar, em poucos segundos, bebidas destiladas adulteradas ou fora do padrão do fabricante.
Além do laboratório móvel, a Sedcon começou, esta semana, a capacitar agentes públicos, na Região dos Lagos, para identificação de bebidas falsificadas, descaminhadas e com embalagens e rótulos falsificados. O treinamento contou com a parceria da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
“Há mais de um ano estamos investindo na capacitação dos agentes e no uso de tecnologia para identificar bebidas descaminhadas e contrafeitas. A parceria com a Abrabe e o uso do laboratório portátil comprovam a eficácia dessas ações, já que não há registros de bebidas contaminadas por metanol no estado”, destacou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Outra frente de atuação será desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), com ações de orientação junto a produtores e fornecedores de camarotes. A iniciativa inclui treinamentos sobre identificação de bebidas falsificadas e as implicações legais desse tipo de irregularidade.
“Estamos investindo em orientação e prevenção. Queremos que produtores e fornecedores saibam fazer compras seguras, evitando prejuízos e riscos ao consumidor”, disse Fonseca.
Durante o carnaval, o laboratório portátil ficará numa van itinerante, que vai percorrer blocos de rua na capital fluminense e atuará na Marquês de Sapucaí.