Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 5 de fevereiro de 2026
Carolina Dieckmmann, de 47 anos, é parada na rua até hoje por seu papel na novela Laços de Família (2000), de Manoel Carlos, pela cena icônica na qual raspa o cabelo devido à leucemia da personagem. Mas este não foi o único papel no qual a atriz precisou se transformar – na verdade, ela vê as mudanças como essenciais para a criação de novas personas.
A atriz vive a escritora Kátia Klein em (Des)controle, filme dirigido por Rosave Svartman e Carol Minêm que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (5). Ao longo do filme, ela enfrenta uma recaída no alcoolismo enquanto lida com uma crise no relacionamento, pressão familiar e profissional.
Carol contou que vê a transformação externa como privilégio na arte da atuação. “Eu sempre gosto de me transformar externamente. Não gosto de minimizar essas mudanças, porque elas ajudam muito a gente a começar a mexer por dentro”, afirma. “Para mim, o meu corpo é uma massinha. Eu emagreço para um papel, engordo um pouquinho para outro, fico mais musculosa, mudo cabelo… Isso vai me ajudando a dar forma e vida”.
O processo começa antes mesmo das filmagens, em uma etapa de ‘preparação solitária’: “O trabalho do ator é muito íntimo e tem um lugar muito solitário, que é o estudo e a preparação antes de chegar ao set. Quando você tem esses elementos externos, eles ajudam a se ver. Você se olha e pensa: ‘caramba, estou diferente’. Tudo isso é muito importante”.
O longa mostra as recaídas e dificuldades de pessoas enfrentando vícios e as reações dos familiares ao processo. Foi uma missão para a estrela e para a direção tratar o alcoolismo com responsabilidade. “A gente teve uma preparação muito profunda, com trabalho de corpo, referências e encontros do elenco antes das gravações. Foi um processo de internalizar muitas coisas”, explica.