Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025

Home Economia Cartão, Pix ou boleto? Especialistas orientam como escolher a melhor forma de pagamento na Black Friday

Compartilhe esta notícia:

Quase seis em cada dez (58%) brasileiros pretendem usar cartão de débito ou crédito para pagar as compras na Black Friday. Em segundo lugar, o Pix foi citado por 45% dos entrevistados. O dinheiro será a opção para 26%. Outros 4% vão comprar com boleto bancário. Os dados são de uma pesquisa feita pelo DataFolha, encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que ouviu 1.949 pessoas em 14 e 15 de outubro.

Para Roberto Kanter, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e sócio da consultoria Canal Vertical, a data marca a virada do Pix para um papel central nas compras:

— Se no ano passado o Pix já aparecia com força, agora se tornou um dos meios de pagamento preferido do consumidor, rivalizando diretamente com o cartão de crédito.

O especialista chama a atenção para uma novidade:

— O mercado começa a discutir de forma mais concreta o Pix parcelado, que deve ganhar regulamentação e ampliar as opções de compra.

Mesmo com a expansão das alternativas digitais, Samuel Barros, reitor do Ibmec-Rio, alerta que elas nem sempre são mais vantajosas:

— Não necessariamente o Pix parcelado e o crediário digital são alternativas mais baratas ao cartão de crédito. Isso vai depender muito de como o lojista vai encarar essas modalidades de pagamento e como ele pretende fazer com que o cliente compre e pague nesses modelos.

Para Kanter, o preço final oferecido por cada forma de pagamento deve ser um dos pontos de atenção na hora de decidir o método de compra. Ele também recomenda levar em conta os benefícios extras oferecidos em cashbacks e programas de pontos.

— O cashback deve ser tratado como abatimento real no valor final da compra, e não como incentivo para consumir mais. Programas de pontos são vantajosos quando oferecem resgates simples e benefícios concretos — orienta.

Outro ponto de destaque para o especialista são os cupons de descontos oferecidos em sites e aplicativos:

— Os cupons fazem sentido apenas quando a compra já estava planejada. Usar um cupom só porque ele vai expirar cria despesas desnecessárias.

A experiência de Josele Silva, de 40 anos, mostra como a forma de pagamento pode mudar o desfecho de uma compra.

— Eu fui comprar um celular e acabei me endividando porque parcelei no cartão e não consegui pagar — lamenta a consumidora.

Após a experiência negativa, ela mudou sua estratégia de consumo:

— Hoje, eu prefiro comprar em janeiro porque sei que o valor diminui. Não gosto mais de Black Friday.

Formas de pagamento

Fast shop

Oferece Pix e cartão de crédito como principais formas de pagamento. Outra possibilidade é que os consumidores com cashback ativo utilizem o crédito para aproveitar as ofertas.

Aliexpress

A plataforma de comércio eletrônico permite as compras por meio de Pix tradicional, Pix parcelado e cartões de débito e de crédito em até 12 vezes sem juros.

Também há possibilidade de uso de carteiras digitais, como PayPal, Picpay e Google Pay. Os clientes ainda podem aproveitar compras em grupo, quando amigos ou membros da comunidade se unem para fechar um pedido.

Casas bahia

Na varejista, os clientes contam com carnê físico ou digital para parcelar em até 24 meses, com início de pagamento em 2026.

Já o cartão da loja permite o pagamento em até 30 vezes sem juros para compras realizadas até o dia da Black Friday. As opções de Pix, débito e outros cartões de crédito também estão disponíveis. A empresa dá sete pontos no programa Esfera a cada R$ 1 em compras.

Magalu

Permite o pagamento por meio do carnê digital em seu aplicativo. A empresa afirma que quando ocorre a negativa da compra por falta limite no cartão de crédito, oferece a opção do carnê. No cartão da loja, os clientes podem fazer parcelamentos em até 21 vezes sem juros, além de ganharem 2% de cashback. Quem está inserido na categoria Cliente Ouro também conta com promoções exclusivas.

Shopee

A loja virtual permite compras por cartão de crédito, Pix, boleto bancário e cartão de débito. Há também a carteira digital ShopeePay e o SParcelado, que permite o parcelamento sem a necessidade de um cartão de crédito. Todos os consumidores recebem pontos por diferentes níveis de consumo. A empresa também oferece um clube de fidelidade, que oferece descontos específicos conforme o nível de consumo.

Amazon

A empresa fez uma parceria para oferecer para clienes Prime que têm conta no Nubank compras em até 24 meses. Além disso, é possível pagar com Pix, cartões de crédito, cartões pré-pagos, boleto bancário e pontos Livelo. Com informações do portal Extra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ao descobrir que o Banco de Brasília tinha bilhões em “títulos podres”, o Banco Central obrigou os donos do Banco Master a fazerem aportes de dinheiro à instituição do Distrito Federal
Donald Trump segue no caminho de amenizar as pesadas sanções comerciais contra o Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana