Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de agosto de 2025
A casa de apoio Madre Ana foi inaugurada em 10 de maio de 2016.
É um prédio de 4 andares localizado na rua Vigário José Inácio no centro de Porto Alegre.
Foi doada para Santa Casa pelas irmãs Franciscanas.
O mentor Fernando Lucchese teve total apoio do provedor Alfredo Englert desde o surgimento da ideia.
O estatuto da instituição diz com clareza a finalidade da Casa: “promoção de apoio, acolhimento e assistência social através de hospedagem e alimentação para pacientes e acompanhantes que residam fora do município de Porto Alegre e que necessitem de tratamento na Santa Casa.”
Um abrigo digno e humanizado principalmente para pacientezinhos portadores de câncer, transplantados e patologias cardíacas cirúrgicas.
No início eram sessenta, mas hoje são cem leitos,!
A Casa tem cozinha, amplo refeitório, biblioteca com 8000 livros, brinquedoteca, sala de TV e sala de costura.
Oferece 5 refeições diárias a todos! Pacientes e familiares, em clima de fraternidade e auxílio mútuo, se unem para combater a dor oriunda da doença, da distância e do afeto familiar ausente! Desde a inauguração já foram atendidos mais de 8000 pacientes oriundos de todos os estados brasileiros. Dr Lucchese se encanta quando conta a história fascinante do indiozinho Marrony de Roraima. Após cirurgia cardíaca e 5 meses de convalescença, alfabetizado, voltou para sua terra natal .Conscientizado , que era o único que sabia ler , almejava um grande sonho: se tornar o cacique!!
Entretanto, o mais surpreendente é que todo este suporte terapêutico, psicológico, espiritual, de moradia e alimentação é feito GRATUITAMENTE!
Quem vive afastado da realidade da saúde do nosso país não acredita que o déficit mensal da Santa Casa com o SUS é de aproximadamente 14 milhões!
Mas quem sustenta a Casa Madre Ana?!
Até o presente momento, ela sobrevive exclusivamente de doações. A Santa Casa sempre será eternamente agradecida aqueles doadores, que com condições financeiras sólidas e privilegiadas, ajudam as causa sociais em busca de uma coletividade, mais justa e igualitária.
Com esta credibilidade a instituição honra sua missão cumprindo seus principais norteadores: atender a todos com compaixão e humanismo.
A Casa Madre Ana tem único objetivo : dar suporte físico e moral, para aumentar as chances de cura , aos pacientes menos favorecidos !
Carlos Roberto Schwartsmann – Médico e Professor universitário
Voltar Todas de Carlos Roberto Schwartsmann
No Ar: Pampa Na Madrugada