Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026

Home Economia Caso Master: Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB divergiram sobre origem de carteiras vendidas ao banco público em acareação no Supremo

Compartilhe esta notícia:

O fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentaram versões divergentes durante acareação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a origem das carteiras de crédito consideradas problemáticas que foram adquiridas pelo BRB a partir de 2025. Os vídeos da acareação foram divulgados pelo portal Poder 360.

Vorcaro afirmou que o BRB tinha conhecimento de que parte dos créditos não havia sido originada pelo Master, mas por uma empresa terceira, a Tirreno. Segundo ele, o modelo de negócios previa a compra de carteiras estruturadas por outros agentes.

“O BRB sabia que aqueles créditos não eram do Master. Isso foi informado desde o início”, disse.

Paulo Henrique Costa, por sua vez, negou essa versão. O ex-presidente do BRB afirmou que sempre entendeu que os ativos tinham origem no próprio Master e que só mais tarde surgiram dúvidas sobre a procedência das carteiras.

“Em nenhum momento me foi dito que os créditos não eram do Master. Essa informação só apareceu depois, quando começaram os problemas”, declarou.

Segundo Costa, as inconsistências na documentação e a menção à Tirreno só vieram à tona meses depois do início das operações. “Até então, o entendimento era de que se tratava de créditos do próprio banco, ainda que negociados com terceiros”, afirmou.

A divergência foi explorada pela Polícia Federal, que conduz investigação sobre um suposto esquema de negociação de créditos sem lastro. O caso integra as apurações que levaram à liquidação do Banco Master e à identificação de prejuízos bilionários no sistema financeiro.

(Com O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Sebastião Melo assume presidência interina da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Caso Master: Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB divergiram sobre origem de carteiras vendidas ao banco público em acareação no Supremo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News