Domingo, 18 de Maio de 2025

Home Esporte CBF convoca eleições para dia 25; Ancelotti chega no dia seguinte

Compartilhe esta notícia:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem data marcada para a eleição dos cargos diretivos da entidade, após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues por determinação da Justiça. Em ofício publicado nesta sexta-feira, 16, o vice-presidente Fernando Sarney, nomeado interventor, agendou o pleito para o dia 25 de maio, véspera da chegada do treinador Carlo Ancelotti.

No documento, Sarney atende à determinação do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que, na última quinta-feira, 15, expediu a decisão que destituiu Ednaldo do cargo e requisitou a realização de novas eleições para os cargos diretivos ‘o mais rápido possível’.

“Informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.

O ofício também divulgou o cronograma do processo eleitoral, confira:

Publicação do 1º edital e Regulamento Eleitoral: 17 de maio;
Prazo de registro de chapa: entre 18 e 20 de maio;
Assembleia Geral Eleitoral: 25 de maio.

A regra eleitoral para registro mínimo da candidatura à presidência da entidade voltou a ser aquela que antecedeu às reformas estatutárias recentes na CBF: determina que, para ser oficializada, a candidatura precisa do apoio formal de oito federações e cinco clubes.

O documento dá conta, ainda, de que o processo eleitoral será conduzido por comissão independente, conforme dita o artigo 22, parágrafo IV, da Lei número 9.615, de 1998, conhecida como ‘Lei Pelé’.

Curiosamente, o pleito acontecerá na véspera da chegada de Carlo Ancelotti à CBF. O próprio confirmou, em entrevista coletiva, que assumirá a Seleção Brasileira a partir do dia 26 de maio: “A CBF se manifestou e soltou o comunicado. É oficial: serei técnico do Brasil a partir do dia 26”, afirmou na terça-feira, 13.

Ednaldo Rodrigues é afastado da CBF

A Justiça voltou a afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, 15. A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), destituiu o dirigente e nomeou interventor o vice-presidente Fernando Sarney.

A decisão de Zefiro se dá no âmbito da investigação que apura suposta falsificação da assinatura do ex-presidente interino Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, no acordo homologado no Supremo Tribunal Federal (STF) e que permitiu que Ednaldo permanecesse no cargo.

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, justificou o magistrado.

Ainda na decisão desta quinta, Zefiro apontou Sarney como interventor e determinou a realização de novas eleições para os cargos diretivos da CBF ‘o mais rápido possível’. Até lá, o vice-presidente mantém os poderes administrativos da entidade. As informações são do portal Terra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Ronaldo ironiza manifesto de federações após afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues da CBF
Gripe aviária vai deixar os alimentos mais caros? Especialistas apontam cenários
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada